Lei de Murphy
Certamente você já ouviu falar na Lei de Murphy: “se pode dar errado, dará errado”. E é possível que você considere que este é o ditado de um pessimista, de alguém que só vê o lado negativo. No entanto, a conhecida “Lei de Murphy” pode ser entendida de uma forma diferente.
A expressão “Lei de Murphy” ficou assim conhecida apenas em 1949, embora muito antes disso a frase “se pode dar errado, dará errado” já era utilizada e há vários registros históricos sobre a mesma. No entanto, surgiu quando o engenheiro aeroespacial norte-americano Edward A. Murphy construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. No dia dos testes, o funcionario responsável pela instalação dos mesmos, o fez de forma errada e os testes fracassaram. Foi então que Murphy disse: “Se este homem tem algum modo de cometer um erro, ele o fará”. Foi então que seus amigos batizaram sua frase de “Lei de Murphy” e repetiam constantemente que “tudo o que puder dar errado, dará”.
Eu acredito que a Lei de Murphy pode ser entendida de uma maneira muito diferente a um pensamento pessimista ou negativo. Ela pode ser vista como um alerta para estar atento aos detalhes, para uma analise mais profunda da questão e verificar se há um “Plano B” estruturado. Se a reunião é muito importante, tenha um backup da apresentação, verifique os erros de português, peça a opinião de um colega sobre a clareza do conteúdo, pense nas perguntas que podem ser feitas, considere uma possível falta de energia elétrica ou internet. Enfim, considere todas as possibilidades.
Jesus usou essa ilustração: “Qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, PRIMEIRO NÃO SE ASSENTA E PENSA se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?” (Lucas 14:31). Destaco aqui o “primeiro não se assenta e pensa“. É o que cada um de nós deve fazer, diante de um momento importante em nossa vida.
Oração: Senhor, quero aprender a ser alguém que pensa nos detalhes, que está atento as possibilidades e toma ações para estar preparado. Amém!
Versículo base: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz. (NVI) Lucas 14:28-32