“Há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira”
A frase que dá título a reflexão de hoje é de Leon Tolstói. E ela me ajuda a lembrar, que minha vida não se resume apenas ao trabalho e meus resultados profissionais. E não são poucas as vezes que me esqueço de apreciar a paisagem, de contemplar cada momento e situação vivida e apenas vejo “madeira para cortar, lenha para guardar”. Eu não sou um lenhador, mas quando eu deixo de apreciar a vida ou o processo que estou vivendo, estou focando apenas na lenha para a fogueira, sem dar-me conta do lindo bosque a minha volta.
Deus me deu o privilégio de morar na Colômbia. Para quem não sabe, na Colômbia os Andes se dividem em três cordilheiras: Central, Ocidental e Oriental. Isso faz com que o país seja extremamente montanhoso. Logo, viajar neste país é algo espetacular e as paisagens, assombrosas. E como viajo muito em carro para visitar clientes, tenho tentado aproveitar esses momentos para apreciar a paisagem e não estar apenas focado em minhas preocupações e no trabalho.
No livro “Como Lidar com as Preocupações: Sete Passos para Impedir que Elas Paralisem Você“, de Robert Leahy, o autor sinaliza estudos que indicam que 85% das nossas preocupações nunca acontecerão.
Quantos fins de semana você perde, preocupado com suas finanças? Quantos anos da vida foram perdidos com preocupações com coisas que jamais aconteceram?
A vida é um processo. É preciso viver cada momento e aprender a apreciá-lo, mesmo com seus desafios. E como não estamos sozinhos, pois nosso Deus nos acompanha, podemos sim, apreciar o bosque e esquecer um pouco a lenha para fogueira.
Oração: Senhor, quero aprender a desfrutar do caminho, amar o processo, entender que cada etapa da vida tem a sua beleza. Amém.
Versículo base: Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita. (NVI) Isaías 41:10