“Fui trocado como se fosse um cacho de banana”
Foi em 29 de agosto de 1967. O Racing Club da Argentina conquistava seu primeiro título de Libertadores, ao vencer o Nacional do Uruguai, no terceiro jogo da decisão, naquela que foi considerada a Libertadores mais longa da história (o Racing foi campeão disputando 20 partidas). Na grande final, o primeiro gol foi de um brasileiro, chamado João Cardoso, revelado pelo Grêmio e que fez história no futebol argentino. Gremista de coração, João Cardoso teve poucas oportunidades no Grêmio, que na época era pentacampeão gaúcho e não tinha lugar em um time que contava com Gessy e Juarez. Terminou negociado com o Newll’s Old Boys, para disputar a segunda divisão argentina. Em uma entrevista, Cardoso falou do que sentiu naquele momento: “Fui trocado como se fosse um cacho de banana“. Talvez o que não sabia João Cardoso, era que se consagraria no futebol argentino, onde teve grande passagem, no Racing, Newll’s Old Boys e Independiente.
Algum momento das nossas vidas, podemos sentir-nos como João: “trocados como um cacho de bananas”. Somos rejeitados onde esperamos receber amor. Essa rejeição pode vir de um relacionamento amoroso, ou até mesmo de nossos pais ou irmãos. Na Bíblia, encontramos a história de José, que também foi “trocado como um cacho de bananas” pelos seus irmãos. Vendido como escravo ao Egito, nunca pensou que Deus transformaria essa rejeição em glória e José foi de escravo a vice-governador do Egito.
Não importa como somos tratados pelas pessoas deste mundo. O que importa, é que os planos de Deus sempre se cumprirão, sem importar as circunstâncias, na vida daqueles que amam a Deus. Porque “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito,” Romanos 8:28
Oração: Senhor, sou grato, porque reconheço que as circunstâncias não importam quando eu decido amar-te e servir-te. Amém!
Versículo base: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (NVI) Romanos 8:28