“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”
É muito comum encontrar pessoas com diferenças importantes entre o discurso e a prática. São pessoas que falam muito sobre respeito, honestidade ou transparência, mas que em suas atitudes são desrespeitosas, desonestas e mentirosas. Essa questão é muito séria. E torna-se mais séria ainda, se eu sou justamente alguém assim.
Esse tipo de comportamento é popularmente conhecido pela frase “faça o que eu digo, não faça o que eu faço“. Obviamente, quem tem esse tipo de comportamento, jamais citaria a frase. Talvez, por não reconhecer a incoerência entre o discurso e as atitudes, ou muitas vezes, por não perceber que esta tem sido uma conduta regular.
Para que você possa fazer uma autoanálise, vou citar alguns exemplos simples desse tipo de conduta:
- Proibir aos filhos o uso do celular na mesa durante as refeições, mas por “questões de trabalho”, fazer uso do mesmo;
- Ensinar os filhos a dizer sempre a verdade, mas mentir a idade do filho para não pagar um ingresso ou passagem;
- Pregar sobre o respeito ao próximo, mas ofender outro condutor no trânsito;
- Falar sobre honestidade, mas não declarar a totalidade de seus ingressos no imposto de renda;
- Defender a família e os bons princípios e assistir pornografia.
Se por um lado, podemos até enganar os homens com falsos discursos, a Deus jamais podemos enganar. O profeta Isaías, recebeu de Deus esta palavra: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.
Quando nosso coração está longe do Senhor, nossas atitudes não serão do seu agrado, mesmo que nosso discurso seja bonito ou eloquente. Os atos sempre falam mais que as palavras. É o que vemos em Tito 1:16: “Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.”
Oração: Senhor, meu desejo é que meus atos falem mais do que as minhas palavras. Mostra-me quando sou hipócrita. Amém.
Versículo base: “O Senhor diz: ‘Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens’.” (NVI) Isaías 29:13