Dois momentos em que Deus quer que você diminua o ritmo

Série: Os fundamentos de uma vida bem vivida!
Escrito por Mario Velandia
O caminho para a saúde

“E faça com que de coração nos voltemos para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecermos aos seus mandamentos, decretos e ordenanças, que deu aos nossos antepassados”.

1ª Reis 8:58 (NVI)

Nos últimos dias, vimos momentos em que Deus quer que você aja rapidamente e momentos em que você deve levar a vida mais devagar. Vamos pensar em mais duas ocasiões em que Deus quer que você diminua o ritmo.

Primeiro, mova-se lentamente quando estiver tomando uma decisão importante. O livro de Provérbios diz muito sobre isso. Provérbios 21:29 diz: “O ímpio mostra no rosto a sua arrogância, mas o justo mantém em ordem o seu caminho.” (NVI).

E Provérbios 4:26 diz: Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!” (ACF). O que significa ponderar? Significa pensar, meditar ou considerar cuidadosamente. Você não pode ponderar rapidamente. Quando você precisa ponderar o seu caminho? Quando você está tomando importantes decisões, talvez seja uma mudança de carreira, de ministério, de casamento ou de um grande investimento financeiro.

Talvez o principal lugar onde ocorrem decisões impensadas, é em nossos gastos. É por isso que tantas pessoas estão endividadas. A solução? “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria” Provérbios 21:5 (NVI).

Outro momento em que você deve se mover devagar é quando está esperando que uma semente que você plantou cresça. A Bíblia fala muito sobre semear e colher. Quando você planta uma semente, você colhe várias delas.

Isso acontece em todas as áreas da sua vida. Se você semeia bondade, você colhe bondade. Se você semeia fofoca, você colhe fofoca. Se você semeia generosidade, você colhe generosidade. Tudo o que você semear, isso você colherá.

Mas sempre há um tempo entre a semeadura e a colheita. Você não coloca uma semente na terra e no dia seguinte tem uma macieira. Mas lembre-se que, de acordo com as leis da semeadura e da colheita, você obtém mais do que planta. Quando você semeia um grão de milho, você não colhe apenas um grão. Você colhe um talo de milho com várias espigas de milho, cada uma coberta de grãos. Uma semente se multiplica e você obtém mais do que plantou.

Talvez você sinta que passou muito tempo esperando pela colheita. Aqui está uma promessa para você: “Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará” Habacuque 2:3 (NVI). Você sabe que pode confiar no tempo de Deus. Às vezes Deus quer que você vá rápido e outras vezes Ele quer que você vá devagar, mas a velocidade de Deus é sempre certa.

Salomão foi um dos grandes reis da Bíblia. Comecemos fazendo a mesma oração que ele fez: “E faça com que de coração nos voltemos para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecermos aos seus mandamentos, decretos e ordenanças, que deu aos nossos antepassados.” 1ª Reis 8:58 (NVI).

Reflita sobre isso:

  • Que decisão importante você está enfrentando este ano e que precisa adiar?
  • Que tipo de colheita você colheu em sua vida?
  • Que novos tipos de sementes você deseja plantar?
  • Onde você precisa confiar no tempo de Deus? Em que áreas Ele quer que você diminua o ritmo? Ou acelere?

LEMBRE-SE: VOCÊ É UMA BÊNÇÃO!

Devocional escrita por Mario Velandia


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *