“Eu tenho nojo de evangélicos”
Algumas semanas atrás, me deparei com um comentário em um post que tinha a frase, no título desta reflexão: “Eu tenho nojo de evangélicos”. Logo, meu primeiro pensamento foi este: “Satanás fez um belo trabalho na sua vida”.
E digo isso, porque ter “nojo” ou odio de evangélicos, da igreja e até de Deus tem sido algo cada vez mais comum e manifestado nas redes sociais. E isso acontece porque Satanás tem obtido exito em sua missão. E sua estratégia tem sido bastante fácil de identificar:
- Ele usa a própria igreja: Satanás tomou conta de muitas igrejas, e as notícias de igrejas e pastores corruptos se espalha nas redes sociais (divulgadas muitas vezes pelos próprios cristãos) o que faz com que as pessoas tenham cada vez mais “nojo” e ódio dos evangélicos. Certamente é mais fácil e cômodo odiar e dizer que tem “nojo” do que buscar uma igreja que verdadeiramente viva a palavra de Deus.
- Ele usa nossos próprios preconceitos: Satanás trabalha com os próprios preconceitos e experiências passadas das pessoas para fazê-las cada vez mais em contra de Deus e da sua igreja. O dízimo é o exemplo mais clássico.
- Nos faz viver cada vez mais na carne e menos no espírito: como cada vez alimentamos mais a nossa carne e menos o nosso espírito, desejamos somente as coisas da carne. Logo, a igreja se torna um lugar “chato”, que não é “divertido”. E se não é divertido, odiar e ter “nojo” é o caminho escolhido por muitos.
- Ele usa nossas frustrações: Satanás maximiza nossas experiências ruins, traz a memória tudo aquilo que deu errado em nossa vida e coloca a culpa em Deus ou na igreja.
- Ele usa os cristãos: aqueles que decidimos seguir a Cristo, somos os mais atacados pelo diabo. Finalmente, cada cristão que cai é uma vitória para Satanás. E quando as pessoas se espelham nos seres humanos e não em Deus e na sua palavra, o resultado é a “generalização”.
Concluo esta reflexão com isso: devemos odiar e ter nojo do pecado e de nada mais. Amar o pecador e odiar o pecado. Amar todo e qualquer ser humano, não importa sua fé ou crença. E não dar lugar ao diabo.
Oração: Senhor, quero odiar e ter nojo apenas do pecado e não dos pecadores. Quero amar a todos e qualquer ser humano, não importa sua fé ou crença. Amém!
Versículo base: Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. (NVI) 2 Coríntios 4:3-6