Eu já sabia que você viria
Conta-se que certo homem, chamado Moisés, havia dedicado sua vida para resgatar jovens dos vícios das drogas e do álcool. Era o fundador de uma organização que durante 30 anos, se dedicou a recuperação de viciados. Pelos registros da fundação, havia resgatado das drogas a mais de 2 mil jovens. Já perto dos 60 anos de idade, Moisés conheceu a Cristo, entregou sua vida a Ele e passou a frequentar uma pequena igreja do seu bairro.
Certo dia, enquanto orava, Deus lhe revelou algo. Moisés nunca contou como foi essa revelação e nem exatamente o que lhe havia sido revelado. Em um pequeno grupo de oração da igreja, ele apenas compartilhou essa experiencia dizendo:
– “O Senhor me contou sobre algo que irá acontecer comigo. E me disse que estivesse em paz“.
Passadas duas ou três semanas, em uma quarta-feira, Moisés voltava caminhando para a sua casa, depois do culto de oração na igreja, quando foi abordado por um jovem que anunciou um assalto:
– “Perdeu velho, perdeu, quero sua carteira e celular“, gritava o jovem apontando com um arma.
Foi quando Moisés calmamente lhe disse:
– “Meu jovem, eu já sábia que você viria. Seu nome é Gabriel, e significa ‘homem de Deus‘”.
O jovem assaltante se assustou pelo fato de Moisés saber o seu nome e sua reação foi apenas disparar. Um único disparo, direto ao coração, e Moisés caiu morto.
No dia seguinte, Gabriel leu nos jornais sobre o homicídio de Moisés e a história da sua fundação, descobriu que o homem a quem ele havia tirado a vida, era o mesmo Moisés, de quem seu pai contou tantas vezes:
– “Quando até minha família me considerava um lixo, Moisés me estendeu a mão e me salvou…“, eram palavras que seu pai sempre lhe contava.
Consternado, Gabriel então tentava entender as palavras de Moisés quando disse: “eu já sábia que você viria, seu nome é Gabriel, e significa ‘homem de Deus’.
Passaram-se duas semanas e Gabriel foi a polícia, confessou seu crime e se entregou. Foi condenado e enviado a prisão.
Chegando na prisão, conheceu a um homem, chamado Francisco. Tão logo Francisco viu aquele jovem, se aproximou e disse:
– “Meu jovem, eu já sábia que você viria. Seu nome é Gabriel, e significa ‘homem de Deus‘”.
Gabriel não podia acreditar nas palavras que ouvia. A mesma frase, as mesmas palavras. Mas agora, tinha a oportunidade de perguntar a Francisco, o que significavam aquelas palavras e porque ele sabia o seu nome. Francisco lhe respondeu:
– “Eu realmente não sei, apenas sei que Deus me revelou que você viria. Eu não sabia quando, nem como você era. Mas hoje que eu te vi, não tive dúvidas de que era você. Apenas posso pensar que Deus tem algum plano muito grande para a sua vida.”
Daquele dia em diante, Gabriel sempre procurava Francisco para aprender mais sobre Deus e sua palavra. Ele entregou a sua vida para Cristo e entendeu que era um “homem de Deus”.
Passados 8 anos, Gabriel saiu em liberdade condicional. Procurou a Fundação de Moisés, e descobriu que a mesma havia sido encerrada, pouco depois do homicídio. Não havia ninguém com a mesma disposição e dedicação de Moisés, para manter as atividades.
Gabriel sabia o que devia fazer. Ele reabriu a fundação, e deu continuidade ao legado de Moisés. A todos, contava a história de Moisés e sobre como Deus havia falado com ele. Também contava sobre Francisco, que nunca saiu da prisão e lá morreu, mas que também foi usado por Deus para transformar a sua vida.
Cada vez que contava sobre a história da sua vida, Gabriel começava citando o texto de João 10, versículo 10. Ele dizia:
– “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir. E eu sou o ladrão. E fiz o que faz o ladrão: eu tirei a vida de Moisés. Mas então, conheci a Cristo. E descobri que Ele veio para que eu tivesse vida, e vida em abundancia.”
E Gabriel, o “homem de Deus”, salvou a vida de milhares de jovens das drogas, e também, levou muitos deles aos pés de Cristo. Seu legado foi ainda maior que o de Moisés e transformou o futuro de gerações inteiras.
E hoje, enquanto Gabriel ainda resgata vidas aqui na terra, Moisés e Francisco, sentados em uma mesa nos céus, desfrutam da gloriosa presença do Senhor.
Oração: Pai amado, eu te agradeço por essa história, que tantas coisas me ensina. Quero eu também, ser homem de Deus, apesar de todas as minhas falhas e pecados. Restaura-me Senhor. Amém!
Texto base: O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. (NVI) João 10:10
Que história comovente.
Que Deus possa sempre nos usar para pregar seu Reino, 😊