Esconderam-se da presença do Senhor
Aconteceu em Miami, na Florida. Uma senhora estava em uma exposição de arte. Sob um pedestal, estava uma peça que valia $ 42 mil dólares. Como a peça tinha um formato similar a um cachorro feito com balão de festa, talvez a senhora quis tocá-lo para ver de que material era feita a escultura. A peça acabou caindo no chão, rompendo-se em muitos pedaços. Consternada, a senhora apenas dizia “estou muito, muito arrependida” e “quero sumir daqui”.
Interessante observar que, passaram-se mais de 4 mil anos entre a queda do homem no jardim do Éden e os dias de hoje, mas nosso comportamento segue sendo o mesmo. Quando somos conscientes de haver cometido um erro, apenas queremos “desaparecer“. Foi o que Adão e Eva trataram de fazer, logo depois de terem comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal: “Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim“, registra Gênesis 3, verso 8.
Esconder-se é o que fazem os bandidos para não ser capturados pela polícia. Esconder-se é o que tenta fazer o filho que aprontou e sabe que sua mãe o está procurando. Esconder-se é o que faz um motorista alcoolizado que atropelou alguém e fugiu do local. Esconder o rosto é o que fazem os criminosos quando são presos e há fotógrafos registrando a sua captura. O culpado, quer apenas “desaparecer”.
No entanto, sabemos que desaparecer jamais será a saída definitiva. Não temos o registro de quanto tempo Adão e Eva puderam esconder-se de Deus em meio as árvores. Mas esta realmente não era a solução adequada, como também não foi tentar culpar a outros pelo acontecido: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi” e “A serpente me enganou, e eu comi“, Gênesis 3, versos 12 e 13.
A verdadeira solução está registrada em 2ª Crônicas 7, no verso 14: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”
Se você errou, não se esconda, não culpe os outros. Confesse seu pecado, diante dos homens e de Deus, arrependa-se e abandone o mau caminho. Nosso Deus está sempre disposto a perdoar aquele que se humilha diante dEle, não aquele que se esconde.
Oração: Senhor, eu me arrependo dos meus maus caminhos. Me perdoa Senhor, e me ajuda a ser alguém conforme a tua vontade. Amém.
Texto base: Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? ” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. (NVI) Gênesis 3:8-10