Entre o “era uma vez” e “viveram felizes para sempre”
Todos conhecemos as fábulas que começam com o “era uma vez” e terminam com o “viveram felizes para sempre”. A bela adormecida, Branca de Neve e os sete anões, Chapeuzinho Vermelho e tantos outros contos que escutamos em nossa infância, tem o seu “era uma vez” e o “viveram felizes para sempre”.
Mas em todas as histórias, fábulas e contos, entre o “era uma vez” e o “viveram felizes para sempre”, muita coisa aconteceu. Drama, sofrimento, tristeza e preocupação, são o “recheio” de todas as famosas histórias que conhecemos. Não há fábula que não tenha algo de drama entre o inicio e o fim.
Tão parecida é a nossa vida. Era uma vez um brasileiro, chamado Bernardo, nascido em Ijuí, no interior do Rio Grande do Sul e que foi morar na Colômbia. E muita coisa tem acontecido nesta história. Tristeza, lutas, dificuldades. Vitórias e alegrias. Momentos de medo e escuridão. Dias de certezas e dias de dúvidas. Essa tem sido a minha vida e tenho certeza que não é diferente da maioria das pessoas.
Mas e o “viveram felizes para sempre”? Chegará em algum momento?
Quando vou na palavra de Deus, encontro que “no mundo encontrarei aflições” (João 16:33). O versículo completo diz: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. É interessante ver que Jesus fala sobre paz, ânimo e vitória. Mas nem a paz, nem o ânimo e nem a vitória significa ausência de aflições.
O que o versículo nos diz é que podemos ter paz em meio as aflições, porque antecipadamente, sabemos que elas são parte da vida. O versículo nos exorta a ter bom ânimo em meio a uma aflição. E a vitória de Cristo sobre o mundo, me diz que eu também terei vitória sobre a minha aflição. E sobre algumas das minhas aflições, está vitória será ainda nesta vida, mas em outras, talvez apenas quando esteja na eternidade, com Cristo.
Em Cristo, podemos ter paz e bom ânimo em meio a uma aflição. Não é um “felizes para sempre” das fábulas e contos, onde as aflições terminam quando a bruxa má é destruída. Isso não acontece em um mundo imperfeito como o nosso, onde encontraremos aflições.
Logo, não devo idealizar uma vida sem aflições, mas sim, uma vida de paz e bom ânimo, mesmo em meio as aflições que virão. E é em Cristo onde posso viver a paz que excede todo o entendimento.
Oração: Senhor, quero enfrentar as aflições deste mundo, com paz e bom ânimo. Te entrego cada uma das minhas lutas, para descansar em ti. Amém.
Versículo base: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (NVI) João 16:33