Ensine a criança no caminho em que deve andar
Aconteceu no último sábado em jogo válido pelo campeonato espanhol. O jogo era entre Valencia e Real Madrid, onde joga o brasileiro Vinicius Júnior.
Como é de conhecimento público, Vinicius Júnior é vítima de ofensas racistas em praticamente todos os jogos como visitante no campeonato espanhol. E neste jogo não foi diferente. No entanto, uma brasileira que estava no estádio gravou, com o seu celular, algumas imagens de ofensas racistas, feitas por torcedores ao jogador, chamando-o de “macaco”. Em uma das imagens, uma criança, sentada no colo da mãe, chama o jogador de “macaco” e em nenhum momento é repreendido pela mãe. E ao ver que seu filho está sendo gravado, esta mãe, que não repreende seu filho que ataca o jogador com ofensas racistas, prefere atacar a torcedora, derrubando o seu celular.
Lembro então as sábias palavras de Salomão, no livro de Provérbios: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
Essa mãe está ensinando ao seu filho, que negros podem ser chamados de macacos. E ainda quando ele for velho, ele seguirá fazendo o mesmo. Esta mãe perdeu no sábado, uma grande oportunidade, de ensinar ao seu filho, que não há diferenças entre pessoas, por conta da cor da pele, da nacionalidade ou do time em que joga. Esta mãe, ao não ensinar, também está ensinando. Está ensinando o racismo e o preconceito.
Tenho plena convicção de que ninguém nasce racista. O racismo se aprende, muitas vezes em casa, outras na internet, com os amigos e até mesmo na escola.
Pai e mãe, grande é a sua responsabilidade em ensinar o caminho aos seus filhos. Tudo o que você ensinar a ele, seja bom ou mau, ele levará por muitos e muitos anos.
Oração: Senhor, eu quero ser um pai que ensina o caminho correto aos meus filhos. Quero a tua sabedoria, para poder ensiná-los da melhor maneira. Amém.
Versículo base: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. (NAA) Provérbios 22:6