E não deem lugar ao diabo

Um aperto de mãos entre um homem e o diabo.

Um eucalipto australiano foi a árvore mais alta do mundo, identificada até o dia de hoje. No ano de 1872, se registrou uma árvore desta especie com 132 metros de altura. O eucalipto australiano, no entanto, tem sido combatido em países como Portugal e nos Estados Unidos. Por que? Porque o eucalipto australiano está classificado como espécie invasora. Por definição, uma espécie invasora é aquela que “oriunda de certa região, penetra e se aclimata em outra onde não era encontrada antigamente e prolifera sem controle e passa a representar ameaça para espécies nativas, para a saúde e economia humanas e/ou para o equilíbrio dos ecossistemas que vai ocupando e transformando a seu favor”. Ela herdou essa classificação pelo fato de conseguir absorver grandes quantidades de água no verão, com grande vantagem competitiva sobre as demais espécies vegetais e consequências nefastas para a biodiversidade das florestas.

Tão parecido a um Eucalipto australiano é o diabo em nossa vida. Se deixamos que ele entre, tomará conta e trará apenas morte e destruição. Nós podemos até ficar vislumbrados com sua presença, pelo seu tamanho, pela sua imposição. Podemos até pensar que ele não é tão mau assim, visto que é uma “bela e grande árvore“, mas ele precisa ser combatido, como a especie invasora que é.

Por isso, Paulo quando escreveu aos Efésios disse: “Não dêem lugar ao diabo”. É preciso combate-lo, cada dia, como a espécie invasora que é, sem deixar-nos enganar com seu aspecto de “grandiosidade”.

Oração: Senhor, decido não dar lugar ao diabo em minha vida. Não me deixe Senhor, encantar-me com sua presença e cair nos seus enganos. Amém!

Versículo base: Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,
e não dêem lugar ao diabo.
(NVI) Efésios 4:26-27


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *