É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir
Conta-se que certo homem estava em uma festa de ano novo. Ali, decidiu fazer uma daquelas promessas de ano novo que raramente são cumpridas. Ele disse:
– “Minha promessa de ano novo é durante um ano inteiro, não comer doces ou sobremesas“.
O que aquele homem não sabia, era que, logo depois da meia noite, haveria uma farta mesa de doces e sobremesas para os convidados.
Quando viu a mesa repleta de doces, ele não podia acreditar. Mas estava decidido a manter-se firme em sua promessa. Passados 30 minutos, ele começou a ouvir comentários dos demais convidados, sobre o espetacular que estavam os doces e as sobremesas. Sua promessa então caiu por terra, depois de 40 minutos de resistência. E ele comeu tantos doces que já quase estava passando mal.
Quando alguém perguntou sobre sua promessa, ele apenas respondeu.
– “Eu prometi um ano inteiro sem comer doces. Mas não disse qual ano seria…”
Nós gostamos de prometer, para depois inventar desculpas e não cumprir. Mas essa não deve ser a atitude de um cristão.
Salomão, o homem mais sábio que já existiu, muito antes de Jesus vir ao mundo, escreveu sobre promessas não cumpridas. Vou citar 3 coisas ditas por ele no texto de Eclesiastes, capítulo 5:
- “Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus” – É normal fazer promessas desnecessárias para logo, não cumpri-las. Melhor seria guardar silêncio em lugar de prometer algo que não será cumprido.
- “Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus” – O que Salomão diz aqui que é coisa de tolos fazer promessas, para logo não cumpri-las. E a Deus lhe agrada a sabedoria e não as atitudes tolas e insensatas.
- “É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir“ – Não precisamos e nem devemos sair por aí fazendo promessas, em especial aquelas que sabemos que serão difíceis de cumprir.
Aproximadamente 1000 anos depois, Jesus validou as palavras de Salomão, dizendo: “Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5:34-37)
O que Jesus e Salomão nos ensinam é que o seu “sim, eu entregarei o trabalho até sexta” seja verdadeiramente “sim“. Sem juramentos e sem falsas promessas ou enganos.
Oração: Senhor, quero ser alguém de palavra, que não promete nada com leviandade, mas cumpre com todo o que se compromete. Amém.
Versículo base: Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco. Das muitas ocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo. Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. (NVI) Eclesiastes 5:2-5