Deus é soberano em todos os momentos
Façamos um rápido exercício: qual foi a maior realização da sua vida até hoje? Qual a sua maior conquista? Pense, volte agora um pouco no tempo e classifique aquilo que você considera como a maior realização ou conquista da sua vida. Pode ter sido a conquista de uma posição profissional, uma casa, a estabilidade financeira, seus filhos, uma família. Entre tudo o que você conquistou ou realizou, o que foi o mais significativo até hoje? Do que você terá orgulho quando já for velho?
Agora, pense na sua maior frustração, na maior derrota da sua vida, a batalha perdida, o sonho não realizado, a meta não alcançada. O que você batalhou e não conquistou? O que deixou pelo caminho? Pode ter sido igualmente, uma posição profissional não alcançada, uma casa não comprada, a estabilidade financeira não conseguida.
Se fosse possível fazer um paralelo entre esses dois momentos da sua vida, poderia identificar o que houve de diferente? Foi sorte? Foram as circunstancias?
Algumas vezes, sabemos exatamente o que fizemos de certo e errado entre os bons e maus momentos da nossa vida. Em outras, no entanto, é possível que não seja tão fácil discernir. Então volto meus olhos para a palavra de Deus e encontro o texto base de hoje: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro“.
Há um Deus que é soberano. Não posso entender, julgar ou questionar o que Ele faz ou permite que aconteça. Apenas sei que nada mereço. Tudo o que tenho vem de Deus, da sua infinita graça e misericórdia. Quando eu conquisto algo, lembro que não sou eu, é Deus. Quando eu perco, procura identificar onde falhei. E se não encontro uma falha, posso pensar apenas que é a soberania de Deus que permitiu. Ou como disse Jó: “Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Jó 2:10
Oração: Senhor, quero aprender a reconhecer tua soberania em todos os acontecimentos da minha vida, sejam bons, sejam maus. Amém!
Versículo base: Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro. (NVI) Eclesiastes 7:14