“Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes”
Em Cartagena, na Colômbia, um homem chamado Victor Giraldo havia sido sequestrado. Seus familiares receberam fotos do homem amarrado e com o rosto coberto por uma bolsa. Foi quando a polícia começou os trabalhos de investigação. Depois de rastrear a localização de um celular, puderam chegar ao local exato que era um casa de envios de divisas. E lá estava o “sequestrado”. Finalmente, o sequestro era falso, e o propósito era estafar a sua própria família.
Desde os tempos do profeta Jeremias, encontramos amigos e familiares que não são dignos de confiança. Por isso, o profeta recebeu de Deus esta dura palavra: “Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes. Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador. Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade“.
Neste mundo perverso, precisamos saber que até mesmo nossos amigos ou parentes podem não ter as melhores intenções conosco. E o que Deus nos diz é: CUIDADO!
Finalmente, que não seja também eu, este familiar que anda “de opressão em opressão, de engano em engano“. Que antes, eu reconheça diante de Deus a minha falta, e restaure a qualquer pessoa que eu tenha defraudado.
Oração: Senhor, protege-me de amigos ou familiares que possam ter más intenções para comigo. Mas principalmente, não permita que eu mesmo seja esse familiar enganador. Amém.
Versículo base: “Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes. Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador. Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem. De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor. (NVI) Jeremias 9:4-6