Crum da Bulgária

Desenho de um homem com um megafono espalhando Fake News. Exodo 23:1

Crum da Bulgária foi um monarca que teve um curto reinado de pouco mais de 10 anos, mas que ficou conhecido por ser um homem “rígido, mas justo“. Ele instituiu o primeiro código legal da Bulgária que garantia subsidios para os mendigos e a proteção do estado para os mais pobres. Mas ficou conhecido por seus castigos severos a embriaguez, calunias e roubos.

Acho interessante olhar para os dias de hoje e ver como toleramos ou achamos normal tantas coisas que no passado eram punidas com severidade, como a embriaguez e até mesmo as calunias. Não consigo imaginar no mundo de hoje, alguém ser castigado com severidade por que “falou mal de alguém“. Pessoas falam mal de outras o tempo todo. Nós ouvimos e ainda repassamos adiante, sem nem mesmo verificar a veracidade ou principalmente, a necessidade de passar adiante a informação.

Quem me conhece sabe como eu odeio e luto contra as “Fake News“. Considero as falsas notícias uma abominação e um grande câncer em nossa sociedade. Gostaria de ver mais “Crums da Bulgária” em nossos governos, lutando contra e punindo até com prisão, quem publica e espalha as chamadas “Fake News“.

Que não sejamos, eu e você, ferramentas da mentira ou das fofocas nas redes sociais ou em nossos círculos de amizade. “Não faça declarações falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada”, Êxodo 23:1. Mais bem, sejamos “Crums da Bulgária“, que condenamos constantemente tais atitudes.

Oração: Senhor, eu amo a verdade e quero sempre defende-la. Odeio a mentira, mesmo quando ela me favorece. Amém!

Versículo base: Não faça declarações falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. Não acompanhe a maioria para fazer o mal. Ao testemunhar num processo, não perverta a justiça para apoiar a maioria, nem para favorecer o pobre num processo. (NVI) Êxodo 23: 1-3.


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *