Conhecer sua verdadeira identidade orienta suas prioridades
Série: Os fundamentos de uma vida bem vivida!
Escrito por Mario Velandia – O caminho para a cura
“Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.”
Hebreus 11:26 (NVI)
Nos últimos dias, falamos sobre duas coisas. Primeiro, conhecer Deus ajuda você a conhecer sua verdadeira identidade. E segundo, conhecer sua verdadeira identidade ajuda a definir suas responsabilidades. Hoje veremos como conhecer sua verdadeira identidade também ajuda a estabelecer suas prioridades.
Voltemos a Moisés, cuja vida estivemos considerando. Ele nasceu escravo hebreu, mas foi criado como neto do Faraó. No mundo de Moisés, o sistema de valores para a maioria das pessoas era o mesmo de hoje. Eles valorizavam popularidade, prazer e posses. Mas quando Moisés percebeu que era hebreu, seus valores e prioridades mudaram. De repente, a vida no palácio não importava mais. “Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.” Hebreus 11:26 (NVI).
Sua verdadeira identidade o ajudou a definir seus valores e ele priorizou sua vida com base nesses valores.
Moisés percebeu três coisas muito importantes em sua vida:
- Cumprir o propósito de Deus é melhor que popularidade.
- Amar o povo de Deus é melhor que prazer.
- Ter a paz de Deus é melhor do que possuir bens.
Moisés desistiu de todas as coisas que muitas pessoas passam a vida inteira tentando obter. Por que? “Porque estava de olho na recompensa.” Sua visão estabeleceu seus valores. Depois, seus valores determinaram suas prioridades: seguir a Deus e tirar o povo hebreu da escravidão no Egito.
Paulo foi um dos primeiros cristãos e tinha uma visão semelhante de longo prazo. Em Filipenses 3:8 diz: “Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”.
E você? Quais valores são mais importantes para você? Se você não sabe, pense nisso. Se você não decidir por si mesmo o que é importante, outras pessoas decidirão por você. Sua vida tem se concentrado no que as outras pessoas valorizam – coisas como popularidade, prazer e posses? Se sim, siga os exemplos de Moisés e Paulo. Encontre sua verdadeira identidade em Cristo. Adote a visão de Deus para sua vida. Deixe que essa visão lhe mostre seus valores. E então deixe seus valores definirem suas prioridades.
Reflita sobre isso:
- O que a maioria das pessoas ao seu redor valoriza? O que você valoriza?
- Faça uma lista das cinco principais prioridades da sua vida. Com que facilidade você identificou essas prioridades?
- Que mudanças ajudariam a sua vida a concentrar-se de forma mais consistente nestas prioridades?
LEMBRE-SE: VOCÊ É UMA BÊNÇÃO!
Devocional escrita por Mario Velandia