Coloque a máscara primeiro em você

Se você já viajou de avião alguma vez na vida, certamente escutou as instruções que são dadas sempre no início de cada voo. Neste momento é explicado sobre o uso do cinto de segurança, as saídas de emergência, a localização dos assentos flutuantes, etc.

E uma das instruções mais importantes fala sobre o uso da máscara de oxigênio, em caso de despressurização da cabine. A instrução é a seguinte: “Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente a sua frente. Neste momento, puxe a máscara mais próxima para liberar o oxigênio, aplique-a sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico a volta da cabeça e respire normalmente. Passageiros viajando com crianças, devem colocar a máscara primeiro, e depois na criança.”

Acredito que em uma emergência aérea, a atitude natural de um pai ou uma mãe, sempre será a de olhar primeiro por seus filhos. Meu instinto como pai, certamente seria de colocar a máscara primeiro nos meus filhos, para depois pensar em colocá-la em mim mesmo. É mais, chega a parecer uma atitude egoísta, colocar a máscara primeiro e mim, para apenas depois, pensar em ajudar os meus filhos.

No entanto, existe uma clara razão para esta determinação, em todos os voos comerciais do mundo. E a razão é muito simples: como poderei ajudar meus filhos, se eu não estiver apto para fazê-lo? Eu devo colocar a máscara primeiro, para que eu possa ter as condições físicas adequadas, para auxiliar meus filhos e a qualquer pessoa que esteja a minha volta.

São muitos os pais que se sacrificam e dão tudo pelos seus filhos. Mas muitas vezes, são pais que não cuidam de si mesmos. Não descansam, não se alimentam bem, não fazem exercícios físicos, meditação ou tempo com Deus. Sua única preocupação é dar o melhor aos seus filhos. Mas quando não se cuidam, não conseguem dar o melhor a eles. Muito pelo contrário, o que entregam é acompanhado de estresse, gritos e tensão.

É possível que essa constante irritação e tensão com seus filhos ou sua família, é porque você não tem cuidado de si mesmo. Agora mesmo, revise sua agenda, e identifique quanto do seu dia é dedicado para você mesmo. Há espaço para exercício físico? Há lugar para o seu hobby favorito? Existe tempo de oração e meditação?

Jesus nos ensinou: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” E aqui também, nos ensinou que o primeiro é amar-se a si mesmo. Como vou amar meu próximo, se primeiro, não me amo a mim mesmo? Ninguém pode dar o que não tem.

Oração: Senhor, quero cuidar de mim mesmo, para poder cuidar a outros. Ajuda-me Senhor, a encontrar tempo e lugar para este cuidado. Amém.

Versículo base: “Mestre, qual é o mandamento mais importante da lei de Moisés?”. Jesus respondeu: “‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’. Este é o primeiro e o maior mandamento. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.” (NVT) Mateus 22:36


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *