Basta de vitimismo
Você conhece alguém que tem o péssimo hábito de culpar os outros por tudo? O casamento que não deu certo por culpa do conjuge, a profissão errada por influência dos pais, o fracasso financeiro por culpa do governo e a saúde deteriorada por causa do clima. Finalmente, nenhuma dificuldade da sua vida é por sua causa, tudo é culpa do seu entorno e dos demais.
Desde Adão, o ser humano busca colocar a culpa em alguém. Quando foi confrontado por Deus ainda no jardim do Éden, Adão logo respondeu: “Foi a mulher que me deste por companheira…“. Ali, Adão não apenas estava culpando a Eva, mas também a Deus, por tê-la dado por esposa.
Algo importante que precisamos aprender sobre a vida: autoresponsabilidade. Ser responsável pela nossa própria vida, pelas escolhas. Se você já tem mais de 18 anos, é totalmente apto para tomar suas próprias decisões. Você escolhe com quem se relaciona afetivamente, você decide a profissão a seguir, você administra os seus próprios recursos financeiros. E geralmente, o que chamamos de “azar” ou “falta de sorte” nada mais é que más escolhas. É a simples lei de semeadura e da colheita ou causa e consequencia.
Basta de vitimismo! Tome o controle sobre a sua vida, sobre as suas decisões. Seja responsável pelo seu destino. Evite pensar no que os outros fizeram de errado ou deixaram de fazer e pense apenas no que você poderia ter feito.
Oração: Senhor, quero ser autoresponsável, quero assumir as minhas decisões e não ser alguém que culpa os demais por tudo. Amém!
- Você pode ler também: Não procure culpados
Versículo base: Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. (NVI) Gênesis 3:9-12