Até a sua oração será abominável
Em 2001, a famosa atriz Winona Ryder foi surpreendida roubando uma loja de roupas, a Saks Fifth Avenue. Na ocasião, além das roupas roubadas, os policiais também encontraram drogas em seu poder. Com esse acontecimento, a atriz passou a perder papéis em filmes. E se você pensa que, a atriz perdeu o papéis pela preocupação de Hollywood pela imagem dos seus atores, na verdade, não foi bem assim. É possível até que Hollywood goste de comportamentos questionáveis que fazem seus atores mais famosos e ao olhar detidamente a vida de muitos deles, o que encontramos não são mais que maus exemplos. Mas havia uma razão maior para que a atriz não pudesse receber papéis: ela não tinha seguro.
Durante todo o tempo em que a atriz teve que frequentar os tribunais para responder sobre os seus delitos (roubo e possessão de drogas), ela tornou-se “não assegurável” para as seguradoras. E sem seguro, nenhum ator entra em um set de gravação.
Fiquei pensando então, que exatamente isso é o que o pecado faz em nossa vida: ele nos deixa sem seguro. O pecado é uma barreira entre Deus e o homem. Logo, quando eu peco e não há confissão e arrependimento, o pecado se transforma em uma barreira entre mim e Deus. E assim, eu perco o meu “seguro”, que é o direcionamento de Deus na minha vida.
Quando Cristo veio ao mundo, e morreu pelos pecados de toda humanidade, nós recebemos um seguro, que nos permite voltar a ter comunhão com o pai. Mas esse seguro não significa que estamos liberados para pecar, indiscriminadamente. Muito pelo contrário. “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6, versos 1 e 2)
Finalmente, Provérbios 28, verso 9, nos alerta que para “o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. O pecado, sem confissão e arrependimento, faz sua oração abominável. Deus é Santo, e Ele não coabita com o pecado.
Oração: Senhor, eu quero confessar diante de ti todo o meu pecado. Eu te peço Senhor, genuíno arrependimento, para sempre ter comunhão contigo. Amém.
Versículo base: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. (ACF) Provérbios 28:9