As tostadas queimadas
Segundo encontrei, esta história é autoria de Antonia Giudice.
Conta-se que certa família sentou-se para jantar, depois de um longo dia de trabalho. A mãe preparou ovos, salada e tostadas para todos. No entanto, as tostadas do pai da família haviam queimado. E as crianças estavam atentas para observar a reação do pai com as tostadas queimadas.
A mãe serviu o prato do pai: dois ovos, salada e as tostadas queimadas.
– “Desculpe, mas as tostadas passaram do ponto e estão queimadas”, se desculpou ela.
– “Meu amor, não se preocupe, eu adoro tostadas queimadas”, foi a resposta do pai.
Uma hora depois, o pai estava colocando as crianças para dormir e uma delas perguntou:
– “Pai, você gosta mesmo de tostadas queimadas?”
E aquele pai, com um sorriso no rosto, respondeu:
– “Meu filho, sua mãe teve um longo dia de trabalho e chegou cansada. Ainda assim, ela se esmerou para preparar o nosso jantar. E uma tostada queimada não matará ninguém, mas as palavras duras, podem sim machucar e muito”.
Meu amado, precisamos aprender a fazer trocas. Trocar uma palavra dura, por uma palavra de amor. Trocar uma crítica ou reclamação por uma palavra de ânimo e incentivo.
Quantas vezes machucamos as pessoas a nossa volta por coisas totalmente sem importância. Uma tostada queimada nunca deveria ser mais importante que a pessoa que a preparou. A bagunça na casa, não deveria jamais ser mais importante que os que ali vivem. O leite derramado ou o copo quebrado não podem jamais ser a razão para machucar alguém com palavras de ira.
Por isso, a palavra de Deus nos ensina a ser “prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se“. Antes de falar e jogar palavras de ira, precisamos tomar tempo para ouvir, entender, analisar o entorno e só então, dizer algo, livre da ira. “Pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”.
Oração: Senhor, quero aprender a dominar a minha ira e as palavras duras que saem da minha boca. Me ensina a ser pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-me. Amém.
Versículo base: Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. (NVI) Tiago 1:19-22