Aprendendo com os erros
Aconteceu em Lima, no último 18 de novembro deste ano. Um Airbus A320 estava decolando, quando chocou-se contra um caminhão de bombeiros em plena pista, a mais de 250 km/h. As informações preliminares são de que, no momento do acidente, acontecia um treinamento do corpo de bombeiros e que este caminhão teria entrado na pista de decolagem sem autorização. Essa informação ainda precisará ser confirmada pela investigação. O acidente não deixou vítimas fatais no avião, mas 2 bombeiros que estavam no caminhão morreram na hora e um terceiro bombeiro está hospitalizado em estado grave.
Quero destacar aqui algo deste acidente: apesar do choque, mesmo o avião pegando fogo e ter perda total, nenhum passageiro faleceu no acidente. E isso só foi possível pela evolução existente na aviação. Acidentes similares no passado deixavam vítimas fatais pela composição de materiais que os aviões eram construídos e muitos deles, com materiais inflamáveis no seu interior, que geravam gases tóxicos. Atualmente, e devido ao aprendizado constante na aviação mundial, um acidente como esse não deixa vítimas dentro da aeronave.
Meu amado irmão e irmã, quão importante é aprender com nossas experiências para evoluir como seres humanos e cristãos. Você e eu certamente cometemos muitos erros nesta vida. A grande pergunta então é: nós aprendemos com eles? Nós evoluímos? Ou nós seguimos repetindo os mesmos erros?
O texto de hoje nos diz que “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada” e logo na sequência diz que, se este homem tropeçar, “não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.” O tropeço citado neste versículo são os erros que cometemos. E neste texto aprendo que Deus não me abandona, pelo contrário, ele me toma pela mão para que eu não venha a cair. Assim, tenho a oportunidade de aprender com meu erro para não voltar a cometê-lo.
Oração: Senhor, quero aprender com meus erros, para ser cada vez mais parecido a Cristo. Amém.
Versículo base: O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão. (NVI) Salmos 37:23-24