Aprenda com suas escolhas

Uma rota com dois caminhos. Proverbios 10:17

Conta-se de um jovem aprendiz que perguntou ao seu mestre:

– “Mestre, como faço para tornar-me sábio?”
– “Boas escolhas” – respondeu o mestre.
– “Mas como fazer boas escolhas?” – indagou o jovem.
– “Experiência” – respondeu prontamente o mestre.
– “E como adquirir experiência?”
– “Más escolhas” – finalizou, o velho mestre.

Quando erramos, podemos escolher o que esse erro nos deixará: aprendizado ou decepção e frustração.

Quando tropeçamos e caímos, podemos ter diferentes reações. Podemos esbravejar, reclamar, maldizer. Por outro lado, podemos escolher identificar qual foi o objeto no qual tropeçamos, entender porque ele estava ali ou a razão de que não o tenhamos visto. Podemos remove-lo ou se não é possível, te-lo mais presente na próxima vez que passamos ali. Tudo é uma questão de escolha.

Em minha vida profissional, tive que demitir a varios profissionais. Demitir alguém é algo difícil de se fazer, mas que faz parte das funções de um gestor. Sempre entendi que esse momento era importante e que, o melhor que eu poderia fazer por aquele profissional era deixar algum aprendizado. Por isso, sempre fui muito claro no porque da demissão. Sem rodeios, sem meias verdades. E recebi as mais variadas reações, desde a negação e a revolta até a compreensão e o agradecimento.

Aprenda com seus erros. Não gostamos e não queremos errar. Mas quando acontece, faça do seu erro algo de valor. Aprenda com ele e cresça.

Conta uma historia

Oração: Senhor, quero aprender com os meus erros. Não gosto de errar, mas quando erro, quero tirar do meu erro algo de valor e tornar-me alguém melhor. Amém!

Versículo base: Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros. (NVI) Provérbios 10:17


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *