Apartheid
O Apartheid foi um regime de segregação racial, implementado na Africa do Sul, que teve vigencia entre 1948 e 1994, onde a população foi divida em 4 grupos grupos raciais: “negros, brancos, de cor e indianos”. Foram então segregadas para cada grupo áreas residenciais, educação, saúde e transporte, entre outras questões. Obviamente não preciso dizer para quem foram destinadas as melhores áreas, escolas e planos de saúde. No entanto, o mais impressionante é saber que o regime, quando imposto em 1948, teve como “mentor” um pastor, chamado Daniel François Malan.
Por mais que tenha lido ou estudado a palavra de Deus, o Pastor Malan parece que nunca entendeu o significado de “Amar ao seu próximo como a si mesmo”, Marcos 12: 31. Também não foi capaz de entender que já “não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”, Gálatas 3: 28. Também nunca entendeu que “se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores”, Tiago 2: 8-9. Finalmente, talvez o Pastor Malan tenha pensado que quando “Deus criou o homem a sua imagem e semelhança”, Gênesias 1: 27, se referia apenas as pessoas brancas.
Sempre entendi que a Igreja tem um papel fundamental no combate a qualquer especie de racismo ou discriminação. E muitas vezes, tenho sentido que a igreja tem se omitido, primeiro, por meio da “negação” da existência do racismo e em segundo lugar, pela falta de pregação e ensino para o combate do mesmo.
O fim do apartheid não significou o fim do racismo. Essa viagem é mais longa e mais dura. E precisamos faze-la!
Oração: Senhor, minha oração de hoje é pelo fim de toda e qualquer discriminação racial que possa ainda existir em nosso mundo. Amém!
Versículo base: Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. (NVI) Tiago 2:8-10