Abandonamos a Deus e abrimos cisternas rotas
O ser humano, insaciável como é, busca desesperadamente saciar sua sede! E nessa incansável busca, abre cisternas no deserto das suas vidas, esperando reter algo de agua ali. No texto de hoje, em Jeremias 2:13, encontramos o registro do que fez o povo de Israel: “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.”
Isso é o que temos feito: abandonamos a Deus e abrimos cisternas rotas. Nos esquecemos daquele que é a verdadeira fonte de agua viva e colocamos toda nossa confiança em cisternas rotas, que jamais poderão dar-nos o que nossa alma necessita.
Quando pensamos que nossa felicidade está em um relacionamento, encontramos a imperfeição do ser humano. Quando acreditamos que nossa segurança está em um trabalho ou em uma empresa, descobrimos que somos dispensáveis. Quando colocamos toda nossa fé em um investimento, descobrimos que os tesouros desse mundo são corrosíveis. Não são mais que cisternas rotas!
Volte-se para Cristo! Venha a verdadeira fonte de água viva e beba!
Oração: Senhor, não quero colocar minha confiança em cisternas rotas! Desejo beber da verdadeira fonte de água viva, que é Cristo! Amém!
Versículo base: “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.” (NVI) Jeremias 2:13