A rainha no jogo de xadrez
Você já se perguntou porque a rainha é a peça mais forte no jogo de xadrez e não o rei? Pois eu já me perguntei várias vezes sobre isso. Então fui investigar.
Não quero decepcionar ninguem, mas descobri que a peça que hoje é conhecida como a rainha no jogo de xadrez, no passado era o “Wazir”, ou seja, o Ministro, o comandante chefe do Rei. O “Wazir” era o estrategista do rei, e seus poderes iam desde o político até as decisões militares. No jogo de xadrez, o “Wazir” foi lentamente dando lugar a rainha. E essa é a razão da rainha ser a peça mais forte do jogo.
De todos modos, há algo que me fascina em quanto ao papel da rainha no jogo de xadrez. Ela esta ali para proteger o rei. Embora o rei seja a peça mais importante do jogo, pois na sua queda o jogo termina, o rei é frágil e não tem muitos recursos de defesa. E por isso há uma rainha ao seu lado. A rainha é o seu “Wazir”, é quem tem a força e a capacidade de ser suporte, de rodear e proteger, de ser a ajuda idônea, desenhada por Deus.
Eu gosto muito da versão Almeida Revista e Corrigida de 1969 do versículo de Gênesis 2: 18. Essa versão diz que “não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que ESTEJA COMO DIANTE DELE.” Veja só, diante dele, não atrás e nem debaixo. Não é fascinante?
Maridos, não se esqueçam do lugar e da importância que a esposa tem no lar. Finalmente, ela é a peça mais forte. Precisamos dela para estar seguros.
Oração: Senhor, sou grato pela vida da minha esposa, porque ela vai diante de mim e mantém nosso lar em segurança. Amém!
Versículo base: “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (NVI) Gênesis 2: 18