A queda do gigante
Foi no dia 15 de setembro de 2008 que o banco Lehman Brothers declarou sua falência, momento que foi considerado o ápice da crise imobiliária americana, que assolou economias do mundo todo entre 2008 e 2009. Para qualquer ser humano, é difícil pensar que um banco tão grande, com tanto prestigio no mercado mundial venha a declarar falência, mas isso foi exatamente o que aconteceu. No dia em que decretou sua falência, o Lehman Brothers tinha mais de 10 mil funcionários e muitos deles foram surpreendidos com a noticia.
A queda deste gigante financeiro nos faz lembrar a queda de outro gigante, registrada na Bíblia: Golias. E se talvez esta história seja uma das mais conhecidas de toda a Bíblia, hoje quero trazer sua atenção para um ponto que muitos talvez nunca observaram com cuidado: atrás de Golias, existia um povo inteiro, que confiou apenas no seu gigante.
Podemos ver isso pela ousada declaração de Golias: “Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos”. Os filisteus confiavam tanto no seu “gigante” que estiveram de acordo em tornar-se escravos, caso ele fosse derrotado. E eu não tenho dúvidas de que não são poucos hoje, aqueles que colocam toda sua confiança no seu dinheiro, investimentos ou aplicações financeiras, sem jamais pensar que este “gigante” chamado segurança financeira, também pode cair de um momento a outro.
Finalmente, o melhor é sempre confiar naquele que não pode jamais ser derrotado. E este é o nosso Deus. Qualquer outro gigante pode ser derrubado, de um momento a outro. Nosso Deus, sempre permanecerá de pé e sairá vitorioso de cada batalha que venha a travar.
Oração: Senhor, eu não quero confiar em nenhum gigante deste mundo. Minha confiança está apenas em ti. Amém!
Versículo base: Golias parou e gritou às tropas de Israel: “Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão”. (NVI) 1 Samuel 17:8-9