A parábola dos dois filhos

Jesus foi um grande contador de histórias, e através delas, ensinava as verdades da palavra aos seus discípulos e as multidões. E aqui temos uma história simples, mas profunda, contada no templo, para os fariseus e líderes religiosos.

Jesus contou que certo homem tinha dois filhos, e ao filho mais velho disse:
– “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas.”
Mas este filho, não queria ir e respondeu:
– “Eu não quero ir.”
No entanto, Jesus conta que este filho, mas tarde, mudou de ideia e foi.
Jesus segue contando e relata que este mesmo pai foi ao seu outro filho, e deu a mesma ordem.
O segundo filho prontamente respondeu:
– “Sim, Senhor, eu vou”. Mas este filho, finalmente, ficou apenas nas palavras, e não foi para a plantação.

Jesus então pergunta aos fariseus e líderes religiosos:
– “Qual deles fez o que o pai queria?”
E eles responderam:
– “O filho mais velho”.
E então, veio a dura verdade, que aqueles líderes fariseus não estavam preparados para ouvir.
Jesus olhou para eles e com autoridade, disse:
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês”.

Jesus explicou, com essa ilustração, de que é inútil falar, se nossas ações não condizem com o que falamos. Aqueles líderes religiosos falavam muito sobre as coisas de Deus, mas não as viviam na prática.

E Jesus falou naquele dia aos fariseus, mas hoje, esta palavra fala a você e também a mim. Por que falamos mais do que vivemos. Com nossa boca, declaramos as verdades de Deus, mas não as vivemos na prática.

Precisamos verdadeiramente viver o evangelho. Não basta pregar a palavra, se não a estamos vivendo. Não basta dizer “Sim Senhor, eu vou”, e não ir. É melhor fazer do que falar.

Oração: Senhor, não quero ser aquela pessoa que não vive o que prega. Ajuda-me Senhor a viver o que prego. Que eu seja uma pessoa que faz, e não apenas fala. Amém.

Versículo base: Jesus continuou: – E o que é que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse: “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas.” – Ele respondeu: – “Eu não quero ir.” Mas depois mudou de ideia e foi. O pai foi e deu ao outro filho a mesma ordem. E este disse: – “Sim, senhor.” Mas depois não foi. – Qual deles fez o que o pai queria? – perguntou Jesus. E eles responderam: – O filho mais velho. Então Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês. (NTLH) Mateus 21:28-31


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *