A Kombi
Sou um saudosista de carros antigos. Se pudesse, certamente teria uma coleção deles. E um dos carros que tive o privilegio de dirigir foi a Kombi. Este verdadeiro clássico da história da indústria automobilística foi fabricado de 1950 a 2013. Por força de um decreto, teve que deixar de ser fabricado em 2014: todos os carros deveriam ser dotados de airbag frontal duplo, o que não era compatível com o desenho e arquitetura da Kombi. No entanto, uma característica da Kombi sempre foi a durabilidade do seu motor. O motor “boxer” com refrigeração a ar mostrou-se um motor muito simples e resistente. O motor sempre foi mais resistente que o resto do veículo, razão pela qual, é muito comum ver Kombis praticamente “despedaçadas” nas ruas, mas com o motor rodando perfeitamente.
A Kombi me faz lembrar o texto de Paulo em 2 Corintios 4:16 que diz “Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia”. Assim como uma Kombi, exteriormente podemos ver-nos desgastados, mas nosso motor, nossa alma e espírito estão fortes. E por isso, seguimos lutando.
No mesmo texto de Paulo, ele conta qual é o segredo para ser renovados interiormente dia após a dia. Está no versículo 18 e diz: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” O segredo é fixar os nossos olhos naquilo que não pode ser visto. E obviamente Paulo esta falando da Fé que segundo Hebreus 11:1 é “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” E sabemos que “sem fé é impossível agradar a Deus“, Hebreus 11:6.
Você tem alimentado sua fé? Tem fixado seus olhos no que não se vê? A fé nos sustenta em tempos de lutas e provações como o que estamos vivendo.
Oração: Senhor, aumenta a minha fé. Me ajuda Senhor a colocar meus olhos no que não posso ver. Amém!
Versículo base: Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (NVI) 2 Coríntios 4:16-18