O homem segundo o coração de Deus

Homem lava o seu rosto com abundante agua. Salmos 51:2

Davi foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus”. Esta definição do próprio Deus ao seu servo Davi é impressionante, se considerarmos o que Davi fez. A história é longa e você pode ler ela completa em 2 Samuel, capítulo 11 e 12. Mas vou resumir aqui.

Davi já era o Rei de Israel e desde seu terraço na casa real, avistou uma bela mulher que se banhava, chamada Bate-Seba, esposa do soldado Urias, quem se encontrava em campo de batalha. Davi ordena que ela seja trazida até ele e mantém relações com ela. Como resultado, Bate-Seba engravida do rei, enquanto seu marido estava na guerra. Desconcertado com a questão, Davi manda trazer de volta o soldado Urias, para que ele tivesse relações com sua esposa e assim ocultar o seu pecado. Urias no entanto, se nega a ter relações com sua esposa, enquanto que seus companheiros estão em batalha. Davi então tenta um segundo plano: embriagar Urias, para que ele mantivesse relações com sua espoa. Também não funciona. Então, em uma última ação desesperada, o Rei Davi envia o solado Urias de volta para a guerra, mas ordena que o mesmo seja colocado na linha de frente da batalha, para que fosse ferido e morto, o que terminou acontecendo. Assim, Davi casou-se com Bate-Seba.

Como pode então, alguém que fez algo assim, ser chamado de “o homem segundo o coração de Deus”? Isso nos ensina muito sobre a essência de Deus e do seu perdão. Davi mais tarde foi confrontado pelo profeta Natã (leia 2 Samuel 12) e teve a capacidade de reconhecer seu pecado, arrepender-se genuinamente e clamar pelo perdão de Deus, pois sabia que o pecado o afastava da presença de Deus. E então escreveu o Salmo 51. E Deus se agradou dele. Um homem conforme o coração de Deus, é um homem arrependido, verdadeiramente arrependido.

Podemos concluir então que um homem segundo o coração de Deus não é aquele que nunca peca, mas sim, aquele que reconhece, confessa e se arrepende genuinamente do seu pecado. E fazer estas coisas está ao seu e ao meu alcance. Podemos então também sermos, você e eu, homens e mulheres segundo o coração de Deus.

Oração: Senhor, a essência e realidade do teu perdão são misteriosas demais para nossa compreensão humana. Mas sou grato por esse perdão tão grande. Amém!

Versículo base: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.” (NVI) Salmos 51: 1-3

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *