“O Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava”
Todos que já levamos um tempo nos caminhos do Senhor, conhecemos bem a história de José. Particularmente, sempre considerei José como a principal referência de homem próspero, a quem Deus abençoava em tudo o que fazia. Lembro que uma fase importante da minha vida, com frequência eu orava a Deus pedindo ser como José.
Mas há algo muito interessante sobre a vida de José, que embora conheçamos bem a sua história, algumas vezes, passa por alto, e não nos atentamos a esse detalhe tão importante.
E vou citar aqui dois momentos onde o Senhor se referiu a José como “homem próspero“. O primeiro deles está em Gênesis 39, no verso 2 e o segundo está no verso 23, do mesmo capítulo.
No primeiro momento, a palavra nos diz que “o Senhor estava com José, e foi homem próspero” e no segundo, mais adiante, ela diz: “o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava”.
O detalhe interessante nestes dois versículos é que eles não faziam referência a José, vice-governador do Egito, o homem exitoso que conhecemos. Estes dois versículos foram escritos, nos momentos mais difíceis da sua vida. O primeiro, do verso 2, quando era escravo na casa de Potifar: “E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio”. E o segundo, quando estava preso, injustamente: “E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.”
Eu não sei você, mas eu não chamaria um escravo ou um presidiário de homem próspero. Minha limitada visão de prosperidade, diria que o vice-governador do Egito sim, é um homem próspero, mas não um escravo, não um presidiário. No entanto, Deus, que não tem as minhas limitações, e tem a real compreensão do que é ser próspero, pode afirmar que José era homem próspero, mesmo naqueles momentos difíceis da sua vida, pois Deus estava com ele e o prosperava em tudo, até mesmo limpando os banheiros da prisão.
Meu amado, prosperidade é fazer a vontade do Senhor, não importa quando, onde e para quem. Prosperidade é cumprir os seus mandamentos, ainda que cuidando daquele que me escraviza ou daquele que me mantêm preso. Prosperidade é viver o propósito de Deus para a minha vida.
Oração: Senhor, quero ser homem próspero, como José. Sei que isso, talvez implique em ser um escravo obediente e um preso fiel. Eu aceito os planos que tens para a minha vida e te peço que prospere tudo o que eu venha a fazer, para honra e glória do teu nome. Amém.
Versículo base: E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava. (ACF) Gênesis 39, versos 2 e 23