“Verdadeiramente este era o Filho de Deus”
Encontramos o relato da crucificação de Jesus nos 4 evangelhos: em Mateus 27, desde o verso 33 ao 44, em Marcos 15, versículos 22 a 32, em Lucas 23, versos 33 a 43 e finalmente em João 19, versículos 17 a 30. As palavras de um centurião são citadas em 3 deles: Mateus, Marcos e Lucas.
Depois de terem açoitado a Jesus, colocado uma coroa de espinhos em sua cabeça, ter batido com uma vara no seu rosto, depois de tê-lo pregado em uma cruz, de zombar dele, sortear suas vestes e ficar assistindo a sua agonia e sofrimento, e finalmente, depois de vê-lo dar o seu último suspiro e morrer, seus algozes pronunciaram a frase que dá título a esta reflexão: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”
O verso 54 de Mateus diz que essa frase foi pronunciada por um centurião. Em Roma, um centurião era um comandante que liderava um grupo de 100 soldados. Este centurião provavelmente havia comandado a execução de Jesus e estava acompanhado de um grupo de soldados. O relato de Mateus nos diz que não apenas ele, mas também os seus soldados ficaram aterrorizados com o que acabavam de fazer: “Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus! “
Talvez depois de terem matado a Jesus, aqueles soldados pensavam que era tarde demais. É provável que tenham pensado que nunca teriam o perdão de Deus pelo que acabavam de fazer. Eles estavam aterrorizados pois entenderam que haviam matado o filho de Deus. Mas meu amado irmão, não era tarde para eles. Assim como não é tarde para você ou para mim. Ainda há vida e ar em nossos pulmões, e estamos a tempo de reconhecer que Cristo é verdadeiramente o filho de Deus, entregar nossa vida a Ele e mudar, não apenas a nossa vida, mas a de gerações inteiras.
Hoje é o dia perfeito para reconhecer que Cristo é verdadeiramente, o filho de Deus.
Oração: Senhor, diante de ti, reconheço hoje que Cristo é teu filho, o Deus que se fez homem, habitou entre nós, entregou sua vida na cruz para que pudesse ter vida eterna. E por isso, eu te recebo hoje como meu Senhor e Salvador. Amém.
Versículo base: Mas Jesus, com um alto brado, expirou. E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!” (NVI) Marcos 15:37-39