A violência contra a mulher
A violência contra a mulher é um problema em todo o mundo. Em alguns países, no entanto, ela toma proporções muito maiores do que podemos imaginar. A China, por exemplo, é um país onde as estatísticas apontam que 1 em cada 4 mulheres é vítima de violência. E até 2016, nem mesmo era considerado crime.
Um caso que ficou famoso foi de uma influencer chamada Lamu, que tinha 800 mil seguidores em uma rede social chinesa chamada Douyin (uma versão do TikTok da China). Logo depois do seu casamento, ela foi a polícia prestar queixa contra a violência que sofria, mas ouviu dos policiais que aquele era “um assunto de família”. Lamu pediu o divórcio e 3 meses depois, foi assassinada pelo marido, com um nível de crueldade que não quero registrar aqui.
No Brasil, as estatísticas apontam que 40% das denúncias de violência contra a mulher são feitas por mulheres que se consideram evangélicas. Homens que se dizem cristãos, fazem uso de versículos fora de contexto para obter domínio sobre suas mulheres. O mais usado talvez é Efésios 5:22 que diz “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor“. No entanto, o texto não termina aí, ele segue. E no verso 25 encontramos: “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela“. Ora, a mulher deve se sujeitar da mesma forma que o marido deve amá-la ao ponto de entregar sua própria vida por ela.
Minha irmã que está lendo essa mensagem: não aceite a violência imposta pelo seu marido, denuncie, chame a polícia. Meu irmão que está lendo esta mensagem: seu dever cristão é amar e dar sua vida pela sua esposa, e ser violento com ela não tem nada de amor ou entrega. Em um lar cristão, não deve haver lugar para a violência. De nenhuma maneira.
Oração: Senhor, eu hoje oro por todas as mulheres que neste mundo são vítimas de violência. Livra cada uma delas da violência e quebranta os corações de homens cristãos que tenham comportamentos violentos, revela o pecado, transforma suas mentes. Amém.
Versículo base: Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela
para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. (NVI) Efésios 5:22-28