O discípulo a quem Jesus amava

Desenho de um homem apontando o dedo para si mesmo

No livro de João, pelo menos em duas oportunidades, é feita a menção de um “discípulo a quem jesus amava“, sem fazer referência ao nome do mesmo. Atualmente, é consenso entre os estudiosos de que este, era o próprio autor do livro, quem optou por não identificar-se diretamente: João. As duas referências podemos encontrar em João 13:23 e João 21:7.

Acredita-se que Pedro, Tiago e João tenham sido os discípulos mais próximos de Jesus. E embora não esteja explícito na Bíblia este fato, é verdade que os 3 estavam presentes em vários momentos importantes da vida de Jesus, como na ressureição da filha de Jairo, na fatídica noite no Getsânimi e na transfiguração.

Mas Jesus amava, de fato, mais a João que aos demais? Em meu limitado conhecimento, tenho minha própria percepção sobre os fatos, que vou relatar aqui. Jesus amava a todos os discípulos. João, no entanto, entendeu, mais que todos os demais, que era amado por Jesus.

Jesus nos ama a todos. Alguns de nós, no entanto, entendem mais rapidamente esta verdade celestial, e passa a viver como um amado de Cristo. Outros, apesar de sermos amados por Cristo, vivemos como se não fossemos amados por Ele. Não usufruímos deste amor, da mesma forma que aqueles que já entenderam o amor de Cristo.

Como você tem vivido a sua vida? Como o amado de Cristo? Ou vive sua vida da mesma forma que todos os demais, como se não fosse o amado do Senhor?

Oração: Senhor, quero viver minha vida sabendo que sou aquele a quem tu amas. Amém!

Versículo base: Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá”. Seus discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia. Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele. Simão Pedro fez sinais para esse discípulo, como a dizer: “Pergunte-lhe a quem ele está se referindo”. Inclinando-se para Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” (NVI) João 13:21-25

Ele lhes perguntou: “Filhos, vocês têm algo para comer? ” “Não”, responderam eles. Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! ” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. (NVI) João 21:5-7


Loading

Compartilhe:
Tags:,

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *