Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada

Uma cidade cercada por um muro

Aconteceu em setembro de 2021. Na Hungria, uma bomba da primeira guerra mundial, explodiu no meio de uma festa de casamento, ferindo os noivos e convidados. Felizmente, não houve vítimas fatais. Acredita-se que a bomba estava enterrada justo em um ponto onde foi feita uma fogueira, o que fez com que ela explodisse. O local onde era celebrado o casamento, foi campo de batalha entre as forças russas e as austro-húngaras durante o grande conflito, em 1916.

As discussões e brigas em um relacionamento também são como bombas. Elas surgem a qualquer momento, ferem e machucam, não apenas o casal, mas também aqueles que estão a volta, em especial, os filhos. Assim como uma bomba, que quando explode pode ferir qualquer pessoa que esteja próxima, na discussão não é possível escolher a quem ferir ou não.

O texto de hoje diz que “um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada“. Quando somos ofendidos, nos fechamos, sem dar margem a aproximação e a reconciliação. Na maioria das vezes, estamos tomados pelo orgulho e nos tornamos prisioneiros: “as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela”.

Qualquer discussão pode ser evitada, quando se coloca o amor em primeiro lugar. Finalmente, o amor “é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.” 1 Coríntios 13:4-5

Hoje você pode escolher entre amar ou deixar que a bomba exploda, e ser prisioneiro das discussões. Qual é a sua escolha?

Oração: Senhor, eu quero escolher amar, mas o orgulho que há em mim não me permite fazer a escolha certa. Ajuda-me Senhor a amar. Amém!

Versículo base: Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela. (NVI) Provérbios 18:19


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *