Você vê com olhos de amor ou de juízo?
MrBeast é talvez o youtuber mais famoso do mundo. Recentemente, de maneira voluntária, ele pagou cirurgias de catarata para mil pessoas, para que elas pudessem recobrar a visão. E como o que faz um youtuber é postar vídeos, exatamente isso ele fez. O vídeo foi visto por mais de 70 milhões de pessoas e dividiu opiniões. Enquanto parte do público exaltava o gesto do youtuber, muitos o criticavam, afirmando que era apenas “exibicionismo de caridade”.
Quando nos falta amor, não conseguimos nos alegrar pela cura de mil pessoas, que antes não podiam ver. A falta de amor nos traz uma gigante barreira e apenas o juízo tem lugar em nossa mente e coração. Foi o que aconteceu aos fariseus, quando Jesus curou o paralítico no tanque de Betesda. Os fariseus foram incapazes de alegrar-se com um paralítico que agora podia andar. Sua mente de juízo, desprovida do amor, apenas podia ver um homem carregando sua maca no sábado. “Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado“, João 5:16.
E talvez você cite Mateus 6, verso 3 que diz: “Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita“. Essa ordem dada por Jesus é importante, mas não está acima do amor que devo sentir por mil pessoas que agora podem ver. E na sequencia da mesma passagem de Mateus 6, eu entendo porque o “exibicionismo de caridade” não deve me preocupar: “Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa,” Mateus 6:16. MrBeast talvez ganhou mais seguidores com sua publicação e esta foi a sua recompensa. E eu apenas me alegro com mil pessoas que agora podem ver.
Oração: Senhor, quero alegrar-me com o bem que é feito, com um coração livre de juízo. O juízo eu deixo para ti, e decido apenas me alegrar com o bem que é feito ao meu próximo. Amém.
Versículo base: Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (NVI) 1 João 4:20