Vestindo a armadura de Deus, para estar firmes contra ciladas do diabo
Ricardo I, também conhecido como Ricardo Coração de Leão foi Rei da Inglaterra, durante 10 anos, entre 1189 e 1199. Era chamado de “coração de leão“, especialmente por sua bravura em campo de batalha. No entanto, morreu jovem, aos 41 anos, quando foi pessoalmente recuperar uma botija de ouro em uma rixa. Ricardo I estava sem armadura, e usava apenas um capacete e um escudo, quando foi atingido por uma flecha em seu ombro, disparada por um despretensioso jovem, chamado, Peter Basil. A ferida infeccionou e em poucos dias, o levou a óbito.
Ricardo Coração de Leão estava sem sua armadura, e caiu em uma cilada do inimigo. Da mesma forma, também nós, caímos nas armadilhas de Satanás, por não estar revestidos da armadura de Deus, que encontramos em Efésios, capítulo 6.
- O cinto da verdade (verso 14): vestimos o cinto da verdade, quando não há mentira em nossa vida. Sabemos que o diabo é o pai da mentira (João 8:44) e se há mentira em nós, somos filhos do diabo e não estamos cingidos com o cinto da verdade.
- A couraça da justiça (verso 14): a couraça em uma armadura protege dos golpes do inimigo, e sobretudo, o coração. Os que somos salvos em Cristo, estamos justificados nEle, e o inimigo não terá êxito em seus ataques.
- Pés calçados com a prontidão do evangelho (verso 15): quando nossos pés estão prontos para ir e anunciar o evangelho, estamos calçados adequadamente para enfrentar os desafios da vida. Formosos são os pés dos que anunciam as boas novas (Isaías 52:7)
- O escudo da fé (verso 16): o escudo protege contra os dardos do inimigo. E é nossa fé que irá deter os ataques do inimigo, que constantemente criará situações para que caiamos em pecado.
- Capacete da salvação (verso 17): apenas a certeza da salvação é que nos mantem de pé contra os ataques do diabo. Por isso, usamos o capacete da salvação, para proteger, em especial nossa mente, onde Satanás lançará ataques para nos fazer duvidar do amor e cuidado de Deus.
- A espada do espírito que é a palavra de Deus (verso 17): algo interessante na armadura de Deus, é que todas as anteriores eram de defesa, mas aqui, encontramos a primeira e única arma de ataque: a espada do espírito, que é a palavra de Deus. É com ela que combatemos e lutamos. Não usamos as armas deste mundo, pois a palavra de Deus é suficiente.
Se tem sido muitas as quedas, revise sua armadura. Se você não tem resistido as tentações, verifique se está devidamente protegido com a armadura de Deus.
Oração: Senhor, quero em todos os dias, estar revestido com a tua armadura, para enfrentar as lutas deste mundo. Revela-me Senhor, as brechas que tenho deixado, por onde o inimigo tem atacado. Amém.
Versículo base: Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (NTLH) Efésios 6:11-17