Uma vida em equilíbrio
Todos desejamos ter uma vida em equilíbrio. Muito poucos, no entanto, sabem o que fazer para alcança-la, pois vivem uma vida de excessos. Sim, porque o excesso é o grande inimigo do equilíbrio.
Alguns vivem a vida com excesso de trabalho e outros com excesso de ócio. Uma vida em equilíbrio terá ambas as coisas: terá trabalho na dose certa e também o ócio, na medida correta. Logo, para entender porque sua vida não está em equilíbrio, basta analisar o que há em excesso: brigas, mau humor, preguiça, Netflix, futebol, álcool, maus pensamentos, distrações, trabalho, dívidas?
O excesso é tão prejudicial, que até mesmo justiça e sabedoria demais, foram condenados na Bíblia. Isso está em Eclesiastes 7:16, que diz: “Portanto, não seja justo nem sábio demais! Por que destruir a si mesmo?”
Finalmente, Albert Einsten em uma carta para seu filho, Edward, em fevereiro de 1930, escreveu: “A vida é como andar de bicicleta. Para se manter equilibrado, é preciso seguir em frente.” Portanto, não olhe mais para trás. Este é o momento para deixar os excessos na sua vida, e avançar para uma vida em equilíbrio.
O que há em excesso na sua vida? “Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente, para que não fique enjoado e vomite.“
Oração: Senhor, quero uma vida em equilíbrio. Ajuda-me a identificar o que há em excesso na minha vida, para que eu possa avançar e encontrar o equilíbrio que te agrada. Amém!
Versículo base: Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente, para que não fique enjoado e vomite. Não faça visitas frequentes à casa do seu vizinho para que ele não se canse de você e passe a odiá-lo. (NVI) Provérbios 25:16-17