Uma preciosa pedra angular para alicerce seguro
Com a preocupação de muitos estados americanos pela possível abolição da escravatura no governo de Abraham Lincoln, ocorreu a divisão do país, entre os confederados (a favor da escravatura) e a União (o governo de Abraham Lincoln). A divisão perdurou entre 1861 e 1865. No dia 21 de março de 1861, o vice-líder dos confederados, Alexander Stephens, fez um discurso que seria conhecido como o “discurso da pedra angular“. Ele declarou que a pedra angular dos confederados era (e veja o absurdo) “a grande verdade de que o negro não é igual ao branco, e a escravidão, a subordinação a uma raça superior é natural, normal. Nosso governo é o primeiro na história do mundo, fundado sobre essa grande verdade física, filosófica e moral”. Palavras que em 2021 são consideradas um crime em praticamente todo o mundo, foram consideradas “pedra angular” de um governo. Lamentável!
Vale lembrar que o conceito de pedra angular vem do grego Άκρογωνιεîς ou do latim Primarii Lapidis e faz referencia “a primeira pedra na construção de uma base de cimentação, sendo a pedra mais importante, pois todas as demais pedras se estabelecem em referencia a esta pedra, que determina a posição de toda a estrutura“. E a história confirma que os confederados, fundamentados em tão deplorável “pedra angular”, fracassou em seus objetivos e se rendeu no dia 9 de abril de 1865.
No livro de Isaías, encontramos varias profecias que anunciavam a vinda da verdadeira pedra angular. Uma pedra angular que venceu a morte e sobre a qual nós podemos fundamentar nossa fé: Jesus Cristo. “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado“. Nesta passagem, o profeta Isaías antecipava a vinda de Jesus que nos trouxe libertação da morte e do pecado. A verdadeira pedra angular traz LIBERDADE e não ESCRAVIDÃO.
Oração: Senhor, sou grato a ti, por ser a verdadeira pedra angular, que traz liberdade e não escravidão. Amém!
Versículo base: Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado. Farei do juízo a linha de medir e da justiça o fio de prumo; o granizo varrerá o seu falso refúgio, e as águas inundarão o seu abrigo. (NVI) Isaías 28:16-17