“Uma meia verdade é uma mentira inteira”

Imagem de um bosque, metade verde e ensolarado e a outra metade escuro e frio
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Hoje vou falar de um homem bastante conhecido. Ele amava em especial as crianças e os animais. Sempre era atento quando alguma criança se aproximava dele, e amava muito seu cachorro que se chamava Blondi. Ele escreveu 2 livros e fez o possível para mudar o mundo. Inconformado com o mundo que conhecia, ele não mediu esforços para que, não apenas o seu país, mas o mundo todo, fosse mais parecido ao que ele entendia ser o melhor para a humanidade. Era excelente palestrante, seus discursos eram eloquentes e todos os que o ouviam ficavam admirados. E por isso, conseguiu o posto mais alto de liderança em seu país e assim, iniciar a criação de um novo mundo. Seu nome era Adolf Hitler.

Essa reflexão tem o objetivo de mostrar uma verdade importante: as palavras podem enganar, até mesmo quando são verdadeiras. Tudo que foi relatado acima é absolutamente verdadeiro. No entanto, não é a verdade completa. Meu relato não mencionou o massacre de 2 milhões de judeus, a tortura, a crueldade, o racismo e o ódio. O relato é uma “meia verdade“, pois não está completo.

Um provérbio chines diz que “uma meia verdade é uma mentira inteira“. E nosso mundo está repleto de “meias verdades”. A partir de “meias verdades” julgamos e nos colocamos a favor ou em contra deste ou daquele. Escolhemos um político e o defendemos nas redes sociais sem jamais ter acesso a “história completa”. Pensamos que aquele ator famoso tem uma vida perfeita, sem saber que já esteve 4 vezes em reabilitação por excessivo uso de drogas e álcool. Invejamos o nosso vizinho e seu carro recém saído da concessionária, sem saber que suas dívidas somam mais do que o dobro de todo o seu patrimônio.

A conclusão? Não nos apressemos em formar opiniões sobre aquilo que não conhecemos. Ou você poderá, sem saber, tornar-se um admirador de Hitler.

Oração: Senhor, não quero me apressurar em formar opiniões sobre fatos que não conheço. Livra-me das meias verdades e da mentira. Amém!

Versículo base: O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. (NVI) Provérbios 12:22


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *