Um tesouro inestimável

No filme, “O Conde de Monte Cristo”, o personagem principal Edmond é preso injustamente. Seu companheiro de cela, o sábio Abade, então lhe diz:
— “Lhe ofereço algo inestimável.”
— “Minha liberdade?”, pergunta Edmond.
— “Não, sua liberdade pode ser tirada, como você bem sabe. Ofereço conhecimento.”
A Bíblia também relata a história de Salomão, que tendo a oportunidade de pedir qualquer coisa a Deus, riquezas, vida longa ou prosperidade, optou por pedir sabedoria (1 Reis 3: 5-10). E a Deus lhe agradou o seu pedido.
E se conhecimento e sabedoria são tão importantes, porque gastamos tempo e esforço buscando outras coisas? Nossa natureza carnal nos leva a dar maior importância ao que não tem valor. Se tão somente buscássemos cada dia mais sabedoria, o quão diferente não seria a nossa vida. A Bíblia diz em Provérbios 16: 16, “é melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!” Porque o ouro e a prata também podem ser tirados de você. Mas a sabedoria sempre será sua. E a sabedoria é um tesouro inestimável. Vale mais do que as riquezas.
Oração: Senhor, eu te peço sabedoria. Eu desejo mais a sabedoria que o ouro ou as riquezas, mais que prosperidade ou uma vida longa. Senhor, da-me mais da tua sabedoria, cada dia. Amém!
Versículo base: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (NVI) Tiago 1: 5