Um resumo de toda sabedoria humana
Juan Masiá, no livro “Vivir”, conta a história de um jovem rei que queria ter toda a sabedoria da humanidade. Então ele convocou seus sábios e deu-lhes a missão de trazer todo o conhecimento que existia no mundo. Passaram-se 30 anos e aqueles sábios retornaram com 12 camelos, carregando 500 livros. O rei, que já era um cinquentenário, lamentou não ter tempo para ler todos aqueles livros e pediu aos sábios: “Por favor, façam um resumo de tudo e regressem quando o tenham terminado”. Passaram-se outros 10 anos, e aqueles sábios retornaram e os sábios voltaram com 3 camelos carregados de livros. O rei, já sexagenário, pensou que não tinha forças para ler tantos livros e pediu uma nova versão, ainda mais resumida. Outros 10 anos se passaram, e os sábios retornaram a presença do rei com apenas um camelo, carregado de livros. Mas o rei estava ainda mais velho, com a vista debilitada e pediu mais uma tentativa de resumir o conhecimento humano. Então, passaram-se outros 5 anos e finalmente aqueles sábios retornaram com apenas 1 livro. Mas encontraram o rei no seu leito de morte. E o rei, muito triste, disse:
– “Chegarei ao fim dos meus dias, sem ter tido o gozo de aprender a história da caminhada humana”.
Então, o mais velho dos sábios se aproximou e sussurrou no ouvido do rei:
– “Majestade, pode-se reduzir tudo a três palavras: nascemos, sofremos e morremos”.
O rei assentiu com a cabeça, como quem estava satisfeito de conhecer o resumo do conhecimento humano, e expirou.
Particularmente, prefiro a conclusão de Salomão, que também tentou registrar em um único livro, todo o conhecimento e sabedoria da humanidade. O livro de Eclesiastes é uma viagem sobre todas as vaidades humanas, nossos desejos, a busca da felicidade, a obsessão pelo trabalho e a busca do entendimento. Seu autor tenta trazer todos os aspectos da nossa vida “debaixo do sol”, expressão usada por ele, para referir-se a esta vida terrenal. E no final dos seus 12 capítulos, ele traz uma conclusão, um resumo, que é bem diferente do conto de Juan Masiá. Ele diz: “De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.”
O plano de Deus para sua vida não é nascer, sofrer e morrer. Os planos dEle são maiores. Mas para que possamos viver os planos de Deus, precisamos temê-lo e obedecer seus mandamentos, que são fonte de sabedoria e conhecimento para essa vida. Seus mandamentos não são um castigo, uma carga, ou um peso, eles são na verdade um mapa para viver o que Deus planejou para nós: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando”, nos diz Jeremias 29, verso 11.
Decide temer ao Senhor e obedecer os seus mandamentos. E sua vida será a mais extraordinária que poderia ter sido.
Oração: Senhor, quero temer-te e obedecer teus mandamentos, pois sei que não são uma carga, e sim, um mapa, para que os teus planos se cumpram na minha vida. Amém.
Versículo base: De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal. (NTLH) Eclesiastes 12:13-14