Um pastor pode ser rico?
Um amigo me fez esta pergunta, que está no título da reflexão: um pastor pode ser rico? Esta é uma pergunta que não poucas vezes é feita e que, ainda quando não é realizada, pode ficar em nossa mente e pensamentos.
E como sempre faço em questões polêmicas como entendo ser esta, preciso reforçar que não tenho a pretensão de estabelecer uma doutrina ou uma verdade absoluta quanto a esse assunto. Meu único propósito é trazer paz aos corações e evitar que esse tipo de pensamentos, tire o nosso foco do que realmente importa: estabelecer o reino de Deus na terra.
E para responder a pergunta, vou citar 3 tópicos importantes, todos eles fundamentados na palavra de Deus, que é como devemos analisar qualquer questão:
1º Toda riqueza vem de Deus
E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. (NVI) Eclesiastes 5:19
“Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos. (NVI) Ageu 2:8
Deus é o dono do ouro e da prata, e pode dá-lo a quem quiser. Quem sou eu para questionar se Deus fez ou permitiu alguém ser muito rico, seja ele pastor, cantor ou dono de uma empresa?
2º O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males
Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. (NVI) 1 Timóteo 6:10
Aprendemos na Bíblia que o dinheiro não é mau. O que é mau, é o amor a ele. E isso aplica tanto para pastores, como para os membros da congregação.
Geralmente, quem ama o dinheiro, vive preocupado em saber se o pastor é rico ou não, se ganha muito ou não. Quanto mais desprendidos somos do dinheiro, menos nos irá preocupar quanto ganha o pastor e se ele está rico ou não. E ao mesmo tempo, um pastor que ama ao dinheiro, será contaminado pelo seu mal.
3º Não julguem ninguém, pois é pelos seus frutos que serão reconhecidos
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados.” (NVI) Mateus 7:1
“Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” (NVI) Mateus 7:16
Em Mateus, no capítulo 7, o próprio Jesus advertia o povo dizendo: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados“. E mais adiante, Ele explicava que os próprios frutos falarão por si mesmos.
Por isso, eu tomo a decisão de não jugar ninguém. Um pastor rico, milionário ou bilionário, responderá diante de Deus pelo que fez com as bênçãos que recebeu. Não é meu problema e não será jamais, motivo para não ouvir ou admirar um pastor, desde que seu ensinamento e seus frutos sejam santos.
Meu amado leitor, que você e eu possamos viver o evangelho sem preocupar-nos com a riqueza deste ou daquele. Finalmente, um dia, todos vamos estar diante do Pai e responderemos por nossas atitudes, escolhas e decisões.
Oração: Senhor, eu escolho não preocupar-me pelas riquezas de ninguém Teu é o ouro e a prata e todas as riquezas deste mundo são tuas. E tu as dás para quem quiser. Amém!
Versículo base: “De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.” (NVI) Provérbios 11:4