Um mundo sem crianças?
Matheus era um menino muito criativo, com uma fantástica capacidade de imaginação. Costumava ser a diversão das rodas de família, com suas histórias, muitas vezes sem pé nem cabeça. “Ele vai ser roteirista para Pixar”, diziam seus pais. Mas uma manhã de domingo, ele impactou a família com esta reflexão:
– “Imaginem um mundo sem crianças”, disse ele. “Qual seria a consequência?”
E deixou a todos perplexos e pensativos, em 30 segundos de silêncio que pareceram uma eternidade.
– “Não existiriam chocolates”, sugeriu o tio Anselmo.
– “E nem brinquedos”, completou a sua mãe Ana.
– “Não existiriam desenhos animados”, disse seu primo Beto.
– “Suas mentes são muito limitadas”, disse Matheus, sem disfarçar a arrogância.
Todos riram, mas aceitaram o desafio.
– “Um mundo sem crianças seria um mundo sem esperança, sem futuro”, disse o seu pai, Estevão, quem também era professor de matemáticas.
– “Muito bem papai, mas tem algo mais, muito mais importante que isso”, disse Matheus.
Logo de mais algumas tentativas frustradas de satisfazer o menino, ele decidiu dar a resposta:
– “Ninguém mais iria para o céu”, disse ele.
Todos se olhavam, buscando entender a resposta. E Matheus completou:
– “Jesus disse que quem não se tornar como uma criança, não poderá entrar no reino dos céus. Como alguém poderia tornar-se como criança se elas não existissem? Ninguém saberia como é uma criança.”
Felizmente, nós sabemos como é uma criança. Assim, podemos entrar no reino dos céus. Basta observá-las e nos tornar como elas. Precisamos do novo nascimento, nos tornar como crianças que se deixam ensinar, que se parecem ao pai, humildes, inocentes e puros de coração. Ser frágeis e dependentes. Louvar a Deus, sem a vergonha do que outros vão pensar ou dizer. Precisamos ser como crianças.
Que bom que existem as crianças!
Oração: Senhor, sou grato pelas crianças, porque posso aprender com elas todos os dias. Ajuda-me a tornar-me como elas, para ter um lugar no teu reino. Amém!
Versículo base: Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. (NVI) Mateus 18:1-4