Torcedor
Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado por futebol. Sabe também que o meu time do coração é o Grêmio, de Porto Alegre, razão de muitas alegrias e tristezas, coisa que outros apaixonados por futebol vão entender. Além do mais, sempre gostei de ir ao estádio! E sou muito grato a Deus porque me permitiu ver muitos jogos do Grêmio no antigo Estádio Olímpico e também na moderna Arena do Grêmio! Me permitiu ainda, conhecer e ver jogos em estádios famosos e históricos como o Maracanã no Rio de Janeiro, a Bombonera e o Monumental de Nuñez em Buenos Aires, o Cilindro em Avellaneda e o Campin em Bogotá. Claro, também fui no Beira Rio em Porto Alegre ver o Grêmio derrotar o Internacional, ainda por cima com gol de Ronaldinho Gaúcho!
O futebol ensina muitas coisas que podemos aplicar em nossas vidas. Uma delas é a força que tem uma torcida para empurrar um time rumo a vitória. Eu poderia listar aqui muitos jogos onde a torcida do Grêmio empurrou o time, com todas as suas limitações técnicas, para vitórias e viradas impensáveis e inacreditáveis. Da mesma forma, vi derrotas que começaram com uma “vaia”. Porque o que vem da arquibancada, afeta (e muito) o resultado de dentro do campo.
Então eu pergunto a você: se sabemos que é assim, porque nos custa tanto incentivar as pessoas a nossa volta? Porque é tão “rara” uma palavra de ânimo para alguém que está tentando empreender ou crescer profissionalmente? Muitas vezes, somos tão rápidos para criticar e dizer “isso não vai dar certo” e tão lentos para pensar ou dizer uma palavra de ânimo e incentivo. Torcida ganha jogo! E perde também! Porque o que falamos e gritamos afeta o desempenho.
Hoje, meu convite a você é para que seja um torcedor! Incentive aqueles que estão a sua volta! Seja aquele torcedor fanático, que apoia incondicionalmente, até o final! Finalmente, só devemos falar palavra que “for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem“, Efésios 4: 29
Oração: Senhor, que da minha boca somente saiam palavras que edifiquem e motivem os demais na realização dos seus sonhos e projetos! Da-me da tua sabedoria para usar bem as palavras. Amém!
Versículo base: Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. (NVI) Efésios 4:29-32