Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo
Este devocional está disponível para ser escutado em áudio:
Hoje é o aniversário de 4 anos da morte do ex-presidente do Peru, Alan García, quem suicidou-se no dia 17 de abril de 2019, minutos depois da entrada de policias em sua residência para cumprir um mando de prisão, por suposto recebimento de propina de parte da empresa Odebrecht. Os relatos dizem que ao ser notificado da prisão, o então ex-presidente teria solicitado a permissão para ir até o seu quarto e ligar para seus advogados, momento em que fechou a porta do mesmo e disparou contra sua própria cabeça, o que o levou a morte.
Alan García buscou evadir o juízo dos homens, tirando a sua própria vida. Mas talvez não considerou que haveria ainda outro juízo, muito mais importante que qualquer tribunal terrenal. Estou falando do tribunal de Cristo, citado por Paulo em sua segunda carta aos Coríntios, no capítulo 5, verso 10: “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.”
No entanto, ainda que o versículo diga que “todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo”, existe uma boa notícia para aqueles que aceitamos a Cristo Jesus como nosso Senhor e Salvador. E esta boa notícia foi dada pelo mesmo apóstolo Paulo, na sua carta a Romanos, no capítulo 8 e verso 1. Aqui Paulo nos diz que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus“. Isso significa que sairemos livres deste tribunal, mesmo sabendo que somos culpados. E a explicação desta maravilhosa absolvição está no verso 2: “porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.”
Alan García deu mais peso ao juízo dos homens que ao juízo de Deus. Ele poderia ter decidido, ainda em vida, arrepender-se dos seus pecados, entregar sua vida a Cristo e mesmo que condenado em um tribunal deste mundo, ser absolvido no juízo eterno. Mas se ele não aproveitou essa chance, você e eu podemos fazê-lo.
Decida hoje reconhecer seu pecado e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida.
Oração: Senhor, sei que um dia estarei diante do tribunal de Cristo. Mas também sei que nenhuma condenação haverá para mim, porque fui alcançado pela tua graça e misericórdia. Amém.
Versículo base: Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más. (NVI) 2ª Coríntios 5:10