Suscitar a raiva produz contenda

Um homem furioso.

Conta-se que um homem pegou uma canoa, remou até o centro de um lago, e ali deitou com os olhos fechados, para meditar. Ele ficou ali por mais de uma hora, deitado, com os olhos fechados, meditando e desfrutando da paz, do silêncio e do mover calmo da água. No entanto, alguns minutos depois sentiu um “baque” na sua canoa, como se fosse de outra canoa. Ele decidiu não dar atenção e seguir sua meditação de olhos fechados, para não perder a concentração. Logo, um segundo baque o fez ficar furioso. Ele ficou rapidamente de pé, pronto para ofender quem estivesse na canoa, quando percebeu que apenas se tratava de outra canoa vazia, que possivelmente havia se desprendido do pier.

Com essa experiência, o homem pode concluir que toda raiva e irritação vinha apenas do seu interior e que qualquer “baque” externo a tiraria para fora. A partir deste dia, cada vez que uma pessoa o irritava, ele lembrava que toda irritação estava apenas no seu interior, e que a outra pessoa, não passava de uma canoa vazia.

O texto de hoje de provérbios faz algumas comparações interessantes. Fala de ação e resultado: bater o leite, produz manteiga e torcer o nariz, produzirá sangue. Da mesma forma, suscitar a raiva, produzirá contendas. Se eu sinto raiva ou irritação, seja em casa ou no trabalho, o resultado disso só será contenda, brigas e divisões.

Decida hoje lutar contra a irritação, pois ela está dentro de você e não no que acontece externamente. O externo é apenas uma canoa vazia.

Oração: Senhor, eu decido não irritar-me mais com o que acontece a minha volta. Te entrego toda a ira que possa existir em mim e reclamo a tua paz. Amém!

Versículo base: Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda (NVI) Provérbios 30:33


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *