Suicídio: preste atenção!
Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 800 mil pessoas se suicidam cada ano. E o suicídio é a segunda principal causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos. E para cada suicídio efetivado, há muito mais tentativas não concretadas. Sim, esse assunto é importante.
Geralmente, o suicídio é resultado de questões como depressão, uso de drogas, alcoolismo ou transtornos mentais. Porém, muitos suicídios ocorrem de maneira impulsiva, em um momento de crise. Fato é que precisamos estar atentos. E mais ainda quando estamos próximos as festas de final de ano.
A Bíblia fala em Filipenses 2: 4 “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Mas como cuidar dos interesses dos outros se nem mesmo prestamos atenção neles?
Precisamos estar atentos a esse filho que não sai do quarto, a essa amiga que chora por qualquer coisa, ao avô que se sente solitário e abandonado, ao primo que não quer fazer nada e é chamado de preguiçoso. Todos temos uma batalha interna, uma luta silenciosa, mas alguns podem não saber lidar com ela. Um olhar atento, pode salvar uma vida.
Oração: Senhor, eu quero ser esse olhar atento à minha volta. Quero ter o discernimento de ver a dor do outro. Me usa Senhor! Amém.
Versículo base: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” (NVI) Gálatas 6: 2