Somos chamados para fazer a diferença
Estava lendo uma entrevista da atriz Emma Watson onde ela relata um acontecimento no seu aniversário de 18 anos. Para qualquer jovem, completar 18 anos é uma data marcante, pois é oficialmente o momento em que se passa a ser “adulto”. Não era diferente para Emma Watson, que comemorou a data especial em uma festa. No entanto, ao sair da festa, ela se deparou também com uma nova realidade. Os paparazzis, que a esperavam do lado de fora do evento tomaram muitas fotos dela. E alguns deles se deitaram no chão para tomar fotos por debaixo do seu vestido. Por ter completado 18 anos, já não era um crime e os fotógrafos queriam tirar fotos das suas partes íntimas para vendê-las aos tabloides e ganhar dinheiro. Essas fotos, 24 horas antes seriam um crime, mas agora eram “legais”.
Emma Watson pode então, horas depois de completar 18 anos, conhecer de perto o perverso mundo dos “adultos”. Um mundo onde não há respeito pelo próximo, só existe a ganância e a busca incansável do benefício pessoal, muitas vezes, a qualquer preço.
Nós somos chamados para fazer a diferença neste mundo perverso. E nossa responsabilidade começa em ser diferentes ao mundo. Se o mundo não valoriza o próximo, nós valorizamos. Se no mundo todos estão buscando os seus próprios interesses, nós buscamos os interesses dos outros. Se a realidade da vida é o “lucro” a qualquer custo, nós aceitamos o “prejuízo” em favor do necessitado.
No texto de hoje, o salmista nos alerta: “não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos”. Antes, “confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança“. Enquanto estivermos neste mundo, vamos conviver com pessoas perversas. Nós, no entanto, vamos marcar a diferença, confiando naquele que nos protege.
Oração: Senhor, eu confio em ti. Em um mundo repleto de pessoas perversas e sem escrúpulos, eu quero marcar a diferença, confiando em ti. Amém.
Versículo base: Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. (NVI) Salmos 37:1-3