Síndrome de Estocolmo

Cadeias de pés. Gálatas 5:1

A síndrome de Estocolmo é a condição em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade perante o seu agressor. Esta condição ganhou esse nome após o assalto de Norrmalmstorg em 1973, na cidade de Estocolmo, onde os reféns desenvolveram uma relação especial com os raptores. Esta condição também foi retratada no seriado “A Casa de Papel” pelos personagens Monica Gaztambide e o sequestrador Denver.

Penso que muitas vezes, também nós, sofremos desta síndrome, quando nos “apegamos” a aquele que somente vem para matar, roubar e destruir: o diabo. Satanás aprisiona de muitas maneiras: em vicios, em hábitos pecaminosos, em pensamentos de derrota e até no vitimismo. Somos prisioneiros que muitas vezes, não querem realmente ser livres. E por isso, não buscamos ajuda, não gritamos por socorro, não tratamos de fugir. Estamos presos sem buscar a verdade de Deus, mesmo sabendo “a verdade nos libertará” (João 8: 32).

Paulo na carta aos Gálatas fala sobre o risco de sermos sempre atraídos de volta para essa prisão: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1). O diabo é astuto, e sempre buscará uma forma de nos mostrar escravidão disfarçada em liberdade. Mas a verdadeira liberdade, somente a temos em Cristo Jesus.

Oração: Senhor, quero ser verdadeiramente livre. Ensina-me com a tua verdade, porque sei que somente ela é que me liberta. Amém!

Versículo base: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (NVI) Gálatas 5:1

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *