Será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso

Estava vendo no Facebook, o vídeo de uma mãe que perdoa os assassinos do seu filho. O vídeo foi publicado em 2017 e teve mais de 30 mil compartilhamentos e 10 mil comentários. Entre os 10 mil comentários, muitas manifestações contrárias a atitude da mãe. Alguns deles:

– “Jamais perdoaria. Tem certas coisas que não estão sujeitas a perdão”
– “Se isso depende de ser espiritualizada… Então eu não vou pro céu… Eu não conseguiria!”
– “NÃO! NUNCA! Se ela quis perdoar é problema dela, atitude dela, cabe a ela essa decisão. Mas, comigo caçaria esses vermes até o inferno pra joga-los na VALA! Choro de vermes assassinos não passa de fingimento.”
– “Para mim, bandido não tem vez. Se cometer um simples ato de assaltar ele deve morrer ou passar a vida na cadeia”

E aqui eu poderia listar mais de uma centena de comentários de ódio e ausência de perdão.

A triste verdade de todos aqueles que “odeiam bandidos” é a total falta de compreensão da sua própria condição de pecador, somado ao desconhecimento da infinita graça de Deus.

Tiago, no capítulo 2, explica que “quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente“. E será que você e eu, jamais quebramos a lei? E mais adiante, Tiago nos traz uma perigosa advertência: “será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso“. E eu não sei quanto a você, mas eu gostaria muito de receber misericórdia no dia do meu juízo.

Quem “odeia bandido” tem diferentes pesos e medidas para suas próprias falhas e para as dos demais, ignorando que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus“. (Romanos 3:23) e que “já tínhamos sobre nós a sentença de morte” (2 Coríntios 1:9). Você e eu já estávamos condenados a morte por nossos delitos e recebemos o perdão imerecido. Por que então, não daria eu este mesmo perdão a outros?

Reconheça com humildade sua condição de pecador e estenda aos outros a misericórdia que já recebeu. Você estava condenado a morte e foi perdoado. E este mesmo perdão deve oferecer.

Será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso – Devocional Diário

Oração: Senhor, quero reconhecer minha própria condição de pecador e não quero mais considerar-me mais digno de perdão que outros. A mesma misericórdia que recebo de ti, decido dar aos demais. Amém.

Versículo base: Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: “Não adulterarás”, também disse: “Não matarás”. Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo! (NVI) Tiago 2:10-13


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *